Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

Por O Globo

O Ministério da Educação (MEC) informou que as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 serão divulgadas na próxima terça-feira (16), na página do participante. Veja abaixo como ter acesso ao seu resultado.

Como ver a minha nota do Enem?

Para visualizar as notas na próxima terça, o MEC explica que é necessário acessar a "Página do Participante" com o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la: Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Inscrições do Sisu abrem na sequência

Ainda segundo o MEC, no dia 22 de janeiro serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior de todo o país. A maioria delas, 45%, está concentrada no Nordeste. As instituições do Sudeste vêm na sequência, com 32% das vagas. Já o Sul tem 12% das vagas; o Centro-Oeste, 8%; e o Norte, 4%.

O prazo máximo para as inscrições é até o dia 25 de janeiro e devem ser feitas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O Enem 2023

O Enem 2023 foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro e mais de 3,9 milhões de pessoas realizaram o exame. A prova avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Mais recente Próxima Enem 2023: quando serão divulgadas as notas do exame?
Mais do Globo

Alexandre Padilha fez postagens em sua conta no X após a vitória do time paulista por 3x0 contra o Fluminense

Ministro de Lula ironiza Felipe Melo após derrota para o Corinthians: 'Ralou o bumbum no chão'

Ex-presidente, que está inelegível até 2030, discursou em evento da Agrishow em que exaltou o governador paulista

Bolsonaro elogia Tarcísio e faz aceno sobre 2026: ‘Se eu não voltar um dia, fiquem tranquilos, plantamos sementes'

Em evento no Rio de Janeiro, Aloizio Mercadante, presidente do Banco, anunciou que os financiamentos do Nova Indústria Brasil já alcançaram R$ 100 bilhões

BNDES lançará edital de estudos para descarbonização da frota marítima

Gol de Luiz Henrique em clássico do Brasileirão não é novidade nos times treinados pelo técnico português

Jogada ensaiada de gol do Botafogo contra o Flamengo já rendeu título e ponto em Champions para Artur Jorge; veja

Jovem sofreu ferimentos nas pernas e precisou passar por uma cirurgia

Vídeo: homem é atingido por brinquedo em parque de diversões ao tentar salvar cachorro, em SP

Segundo irmão, cunhada e dois sobrinhos, que estão no apartamento com ela, Regina chegou a se manifestar contra retorno ao convívio com marido; árvore de Natal ainda está montada no local

Vista para o mar, armadura medieval e tapete persa: veja fotos do apartamento da socialite Regina Gonçalves no Chopin

Rota é uma das mais usadas para chegar ao Parc Güell, cartão-postal da cidade espanhola

Em Barcelona, moradores 'apagam' uma linha de ônibus da internet só para evitar que turistas viajem nela

Os estudantes relataram falhas técnicas, demora excessiva na fila de espera e outros problemas que, na visão deles, exigiriam uma ampliação do prazo de inscrições

Após reclamação de estudantes, convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

Bonus Track fecha acordo com o Ecad

Selo Madonna: cantora pop recebe chancela de entidade brasileira de direitos autorais