Enem e Vestibular
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

Passada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o foco agora é no próximo domingo, 12 de novembro, quando os participantes terão que encarar as áreas de Matemática e Ciências da Natureza.

A prova de Matemática é considerada uma das mais importantes do Enem, pois concentra metade das questões (45) do segundo dia de exame. Por isso, os estudantes devem ficar atentos aos assuntos com mais chance de cair, segundo professores consultados por O GLOBO.

Este conteúdo faz parte do canal digital especialmente voltado para estudantes do Enem, e criado em parceria com a Plataforma AZ de Aprendizagem. Até a data da prova, que acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro, reportagens exclusivas serão publicadas no site do jornal. Os alunos também podem acessar gratuitamente um almanaque especial com dicas preciosas para os candidatos.

Temas mais recorrentes na área de Matemática

Grandezas proporcionais: É essencial saber o conceito de razão e proporção, divisões em partes proporcionais (diretamente e inversamente), regra de três (simples e composta), escalas (quando envolve área e volume, a escala é elevada ao quadrado e ao cubo, respectivamente) e porcentagem.

Conhecimentos algébricos: Funções de 1º e 2º graus estarão presentes e é fundamental conhecer bem as leis de formação dessas funções, além da importância de seus coeficientes. As funções exponenciais e logarítmicas são menos simpáticas aos alunos, mas não menos importantes. Equações e inequações também aparecem na prova.

Estatística: Além da interpretação de gráficos e tabelas, é muito importante dominar os conceitos de média, moda e mediana. Variância e desvio padrão merecem uma boa atenção também, principalmente na relação do desvio padrão com a regularidade das distribuições.

Geometria espacial: Imprescindível que os alunos saibam as fórmulas de área e de volume dos sólidos. Além disso, o Enem costuma cobrar questões de nomenclatura e classificação, assim como planificação e projeção dos objetos (sombras). Para ir bem em geometria espacial é necessária uma boa base em geometria plana (como área das figuras, semelhança entre triângulos e problemas envolvendo circunferências).

Aritmética básica: Problemas envolvendo operações básicas, notação científica e potência costumam cair. Unidades de medidas são presença marcante e é fundamental dominar essa parte. Divisibilidade (problemas envolvendo restos e ciclo de repetição), MMC e MDC também merecem atenção.

Contribuíram os professores de Matemática Thiago Galrão, da Plataforma AZ; Diego Viug, do Colégio Ao Cubo; e Romulo Garcia, da Rede de Ensino Apogeu.

Mais recente Próxima Enem 2023: após primeiro dia de provas, veja datas de divulgação de gabarito e notas
Mais do Globo

Caso virou retrato do aumento do custo dos imóveis no país, que tem empurrado imigrantes e portugueses para viver nas ruas ou em situações improvisadas

Brasileiras que moram em barracas em Portugal recebem aviso para sair do terreno

'Senna por Ayrton', do Globoplay, será lançado na quarta-feira e terá três episódios

Documentário conta trajetória de Ayrton Senna por ele mesmo em homenagem aos 30 anos da morte do tricampeão da F1

Documento previa a criação de fundação de incentivo à música e cultura. Primas da cantora entraram com pedido para que documento voltasse a ter validade jurídica

Gal Costa: adoção em 2007 foi motivo de anulação de testamento de 1997; entenda decisão da Justiça

Esta é a segunda grande apreensão de drogas nos últimos quatro dias no país

Guatemala apreende 1,3 tonelada de cocaína em contêiner vindo do Equador

Houve melhora dos índices em 13 das 16 principais vacinas, de acordo com o Ministério da Saúde

Recuperação da cobertura vacinal deve ser celebrada

De 69 denunciados por homicídio entre 2016 e 2018, apenas um foi condenado, revela levantamento

Investigações no Rio são lenientes quando suspeito de crime é policial

Autoridades japonesas afirmaram que estão dispostas a intervir no mercado cambial se houver flutuações repentinas

Dólar no Japão ultrapassa 160 ienes, nível mais alto em 34 anos

Desde quando li sobre o filme de Wim Wenders, supus que tinha algo a ver com minha experiência pessoal

‘Dias Perfeitos’ e o trabalho modesto

Joe Biden cometeu o maior erro de sua longa carreira ao imaginar que exerceria influência decisiva sobre a condução da guerra em Gaza

Nas relações dos EUA com Israel, é o rabo que abana o cachorro

Conferências que seguem até setembro de 2024 têm como objetivo central colocar a favela no mapa do G20

A favela na agenda global!