Enem 2023: capitais terão transporte público gratuito em domingo de prova | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Enem 2023: capitais terão transporte público gratuito em domingo de prova

Por: Redação Mobilidade . 08/11/2023
Mobilidade para quê?

Enem 2023: capitais terão transporte público gratuito em domingo de prova

Ao menos 15 capitais vão oferecer algum tipo de gratuidade no serviço de transporte público; veja quais

3 minutos, 0 segundos de leitura

08/11/2023

Por: Redação Mobilidade

documentos para viajar de ônibus
Algumas capitais também reforçarão serviço de transporte público durante aplicação da prova. Foto: Getty Images

Em todo o Brasil, pelo menos 15 capitais vão oferecer algum tipo de gratuidade no transporte público durante o segundo e último dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dia 12. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 3,9 milhões de pessoas inscreveram-se no Enem 2023. Esse número representa um aumento de 13,1%, em relação a ano anterior.

A lista de cidades que oferecerão gratuidade no transporte público inclui: Aracaju (SE), Belém (PA), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Em Goiânia, Maceió, Palmas, o serviço de transporte público já é gratuito para toda a população. A capital de Goiás oferece ônibus gratuito para os estudantes. Já em Maceió e Palmas, os ônibus são gratuitos durante os finais de semana.

No Espírito Santo, a gratuidade para os estudantes funciona ao longo da semana, mas, excepcionalmente, será ampliado para os dias de prova do Enem. Em Campo Grande (MS), para acessar a gratuidade, os estudantes precisaram realizar um cadastro de isenção. O prazo para o processo de isenção acabou ainda em outubro, no dia 31.

Em Florianópolis (SC), a gratuidade estará disponível para candidatos que já possuem cartão de estudante ou cartão social.

Capitais com benefícios parciais

Em Salvador, na Bahia, apenas o serviço de metrô estará disponível gratuitamente para os estudantes. Apesar disso, a principal demanda da cidade vem das regiões onde o serviço sobre trilho não alcança. Para utilizar o transporte, os candidatos precisam acessar pontos exclusivas de embarque, com comprovante de inscrição e documento de identidade.

Em Cuiabá, capital do Estado do Mato Grosso, a prefeitura disponibilizou a utilização da tarifa social nos serviços de ônibus. Dessa forma, os candidatos poderão pagar o valor de R$1 nas passagens no próximo domingo. De acordo com a prefeitura, a frota de transporte coletivo também recebeu reforço para atender a demanda nos dias de prova.

Em Teresina, capital do Piauí, a gratuidade contempla apenas os estudantes do ensino médio na rede pública estadual. Na capital gaúcha, Porto Alegre, os estudantes têm acesso ao cartão de transporte, com descontos especiais durante os dias de prova, que variam de 25% a 100%, conforme a renda familiar.

Estados sem passe livre para o Enem

A capital do Amazonas, Manaus, não ofereceu nenhum tipo de isenção durante os finais de semana de prova. No primeiro domingo do exame, o Estado teve 44% de abstenção.

Ao todo, 92.924 pessoas se inscreveram no Amazonas. O número representa 2,4% das mais de 3,9 milhões de pessoas inscritas em todo o Brasil. A prova foi aplicada em 57 municípios amazonenses. Em todo o Estado, são 200 locais de prova e 2.921 salas de aplicação.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas nos dias 5 e 12 de novembro, em 57 municípios amazonenses. No estado, são 200 locais de prova e 2.921 salas de aplicação.

Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Boa Vista (RR) e Natal (RN) não terão nenhum serviço exclusivo de transporte público aos estudantes. Diferentemente de outras capitais do Nordeste, a cidade de Natal é a única a não oferecer nenhum tipo de gratuidade nos dias de prova do Enem.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login