Por Iryá Rodrigues, g1 AC — Rio Branco


Enem 2023: Acre continuou com a segunda maior taxa de faltosos do país no segundo dia de provas — Foto: Iryá Rodrigues/g1

Pelo menos 9.213 candidatos faltaram ao segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado nesse domingo (12), no Acre. Os dados são de um levantamento preliminar divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ao todo, 24.277 inscrições foram registradas no estado. Por isso, a taxa de abstenção é de 37.95%. O índice de faltosos no Acre permanece como segundo maior do país, ficando atrás somente do Amazonas, que fechou com 47,60%.

Leia também:

O percentual de faltosos no Acre ficou acima da média nacional, que foi de 32%. No primeiro dia de provas o percentual de faltosos no estado acreano foi de 33,2%.

Com relação à taxa do ano passado, o número também foi maior, já que na modalidade impressa em 2022, a taxa ficou em 35,9% em 2022.

Este ano, o Acre teve 92 locais de prova em 17 municípios, com um total de 953 salas. O levantamento aponta ainda que 15.064 candidatos compareceram aos locais de provas.

De acordo com o Inep, os dados definitivos de presentes e ausentes dependem da apuração da instituição aplicadora e serão informados na divulgação dos resultados, em 16 janeiro de 2024.

O gabarito oficial com o resultado das questões seria divulgado até 24 de novembro. No entanto, segundo o ministro Camilo Santana, a divulgação foi antecipada para a próxima terça-feira (14).

Reaplicação da prova

O prazo para quem perdeu o Enem pedir a reaplicação e fazer as provas em dezembro abre nesta segunda-feira (13) e vai até sexta-feira (17).

👉 Mas quem pode pedir a reaplicação? Apenas os candidatos que precisaram faltar porque estavam com alguma doença infecciosa prevista no edital (veja a lista) ou tiveram algum problema de logística ou foram alocados para fazer o exame em locais distantes por um erro da organização - cerca de 50 mil estão nesta última situação.

📅 Quais são as datas de reaplicação do Enem? As provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro, mesmas datas da aplicação do Enem PPL, para pessoas privadas de liberdade.

Como pedir a reaplicação do Enem? Para solicitar a reaplicação, os candidatos devem acessar a Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante). As solicitações serão julgadas individualmente pelo Inep.

Reveja os telejornais do Acre

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!