Enem 2023

Por g1


Folha de rascunho da redação do Enem. — Foto: g1

No total, 60 candidatos conseguiram tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 - dessas, quatro eram da rede pública, segundo informou o Inep nesta terça-feira (16). Em 2022, o número de redações com pontuação máxima tinha sido de 18.

Considerada decisiva, a nota da redação tem um peso importante na pontuação final do exame e é usada como critério de desempate em diversos programas de acesso de universidades. (Confira aqui um acervo com 89 redações nota mil de anos anteriores.)

👉 As notas individuais já estão disponíveis na Página do Participante, segundo o Inep. No entanto, até a última atualização desta reportagem, o site ainda apresentava instabilidade, e muitos candidatos não conseguiam acessar seus resultados.

Inep divulga notas individuais do Enem 2023 — Foto: Reprodução/Instagram Inep

O Inep também divulgou as notas por área de conhecimento. Confira abaixo.

Em uma entrevista coletiva sobre a realização do exame, o ministro da Educação, Camilo Santana, comentou a participação dos estudantes da rede pública e ressaltou que, haverá um valor, dentro da lei que prevê a bolsa do ensino médio, a ser sancionada nesta terça, para incentivar o candidato a fazer a prova do Enem neste ano.

Segundo o Inep, houve aumento na participação desses alunos em relação ao ano anterior. Em 2022, 38,1% dos estudantes que concluíram o ensino médio fizeram o exame. Em 2023, esse percentual subiu para 46,7%.

Em relação ao ProUni, a pasta informou que avalia se manterá a nota de corte para o programa que concede bolsas em universidades particulares. A previsão é que o edital seja publicado na quarta, com as datas e demais informações. As inscrições serão abertas a partir da 0h do dia 29 de janeiro.

Acesso ao ensino superior

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, pois permite a seus participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas, com as notas obtidas nas provas.

As provas foram aplicadas em 5 e 12 de novembro na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação.

Abaixo, veja como as notas podem ser utilizadas no Brasil e no exterior:

Como o Enem é usado no Brasil

O governo federal tem três programas nacionais para ingresso no ensino superior por meio das notas do Enem. Eles funcionam para admissão em universidades públicas, concessão de bolsas em instituições privadas ou financiamento de cursos em faculdades particulares.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para universidades públicas. A partir de 2024, o programa passa a ter apenas uma edição por ano.

  1. As vagas: Neste ano, serão 264.360 vagas, distribuídas entre 127 instituições de educação superior. Para concorrer a uma delas, o candidato deve ter feito o Enem 2023 e tirado nota acima de zero na redação. As inscrições acontecem de 22 a 25 de janeiro.
  2. Como funciona: Na inscrição, o aluno escolhe até duas opções de cursos e/ou de instituição. Ao longo do período de inscrição, o candidato pode mudar as opções no sistema quantas vezes quiser, tomando como base as notas de corte parciais divulgadas diariamente. Há vagas para cotistas (as regras variam de instituição para instituição).
  3. Pré-requisitos: ter prestado a edição mais recente do Enem e tirado nota superior a zero na redação.

Atenção: com a novidade da edição única, o programa terá apenas um calendário válido para todos os participantes. Ou seja, mesmo os candidatos que irão iniciar o curso no segundo semestre precisarão se matricular na mesma data daqueles que iniciam o curso no primeiro semestre. Saiba mais aqui.

PROUNI

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do MEC que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino particulares.

Como funciona: O candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso (selecionando a instituição de ensino e o turno). Depois, é necessário marcar se quer participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas. Por fim, precisa monitorar, a cada dia, a nota parcial para aqueles cursos. Se quiser, pode mudar suas escolhas (valerá a última opção marcada no período de inscrições).

Pré-requisitos: Ter feito o Enem em uma das duas últimas edições, com média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação. É preciso também pertencer a uma família com renda per capita de até 3 salários mínimos e ter ensino médio completo (em escola pública ou particular). Há vagas para pessoas com deficiência e professores da rede pública.

Tipos de bolsa: Integral (renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo) e parcial (que cobre 50% da mensalidade, para renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos).

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura.

Como funciona: O crédito pode cobrir de 50% a 100% da mensalidade do curso, com juros que dependem da renda familiar do candidato.

Pré-requisitos: Pode se inscrever no processo seletivo quem participou de qualquer edição do Enem desde 2010, com média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação. O candidato deve ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.

⚡ Alvo de críticas, o Fies não garante o financiamento de 100%, e os alunos, sem condições de pagar o restante, acabam depois se endividando.

Universidades privadas no Brasil

Há instituições privadas de ensino superior que usam a nota do Enem no processo seletivo ou que oferecem descontos nas mensalidades a partir do desempenho do candidato nesse exame. As regras e datas variam de universidade para universidade.

No exterior

Em Portugal, pelo menos 29 instituições, incluindo universidades, institutos politécnicos e escolas superiores, aceitam as notas do Enem em seus processos de admissão. O país europeu é o que mais aceita o Enem como vestibular, além do Brasil, graças a um acordo entre os dois governos.

Cada instituição define os próprios regulamentos (como documentos exigidos, calendários e possíveis auxílios estudantis).

As instituições de educação superior portuguesas que aceitam o Enem são:

  1. Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE
  2. Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa - ESSNorteCVP
  3. Universidade Autónoma de Lisboa - UAL
  4. Instituto Politécnico da Lusofonia - Ipluso
  5. Instituto de Estudos Superiores de FAFE - IESFafe
  6. Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia - Isla
  7. Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém
  8. Instituto Superior de Gestão - ISG
  9. Instituto Superior D. Dinis Isdom
  10. Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes - Ismat
  11. Instituto Português de Administração de Marketing - Ipam
  12. Instituto Politécnico de Viana do Castelo - IPVC
  13. Instituto Português de Administração e Marketing - Porto - Ipam
  14. Universidade Nova de Lisboa
  15. Instituto Politécnico de Beja - IPBeja
  16. Instituto Politécnico de Leiria
  17. Instituto Politécnico do Porto - IPP
  18. Instituto Politécnico de Coimbra - IPC
  19. Universidade da Beira Interior - UBI
  20. Universidade do Minho - Uminho
  21. Instituto Politécnico de Santarém
  22. Instituto Politécnico de Castelo Branco
  23. Instituto Politécnico de Bragança
  24. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT
  25. Instituto Politécnico de Portalegre
  26. Instituto Politécnico de Viseu
  27. Universidade Católica Portuguesa - UCP
  28. Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida - ISPA
  29. Escola Superior Artística do Porto - ESAP

ESTADOS UNIDOS

A Universidade de New York também aceita o Enem como critério de ingresso. — Foto: Divulgação

Pelo menos 4 universidades dos Estados Unidos aceitam a nota do Enem como critério de ingresso. O processo seletivo para estas instituições também pode envolver outros passos, como o exame de proficiência em inglês e o comprovante de conclusão do ensino médio. São elas:

  1. Universidade de Nova York;
  2. Universidade Drexel;
  3. Northeastern University;
  4. Universidade Temple.

REINO UNIDO

Algumas universidades do Reino Unido levam em conta a nota do Enem no processo de admissão. Outros passos também podem ser necessários para ingresso e matrícula.

  1. Universidade de Glasgow;
  2. Birkbeck - Universidade de Londres;
  3. Universidade de Loughborough;
  4. Universidade Nottingham Trent.

CANADÁ

A Universidade de Toronto está entre as que aceitam o Enem. — Foto: Divulgação

No Canadá, pelo menos a Universidade de Toronto e a Universidade Metropolitana de Toronto aceitam o Enem como parte do processo de ingresso em suas graduações. As universidades também podem estabelecer outras etapas para o processo de admissão.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!