Enem e Vestibular
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

Um levantamento feito pelo Ministério da Educação mostrou que entre quase 832 mil participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas, 43% teriam nota de corte suficiente para se inscrever em mais 1650 cursos em universidades públicas. Isso significa que com uma média de 532,46 pontos, já é possível sonhar com uma aprovação do Sisu.

Pelo Prouni, que garante vagas em universidades privadas, a possibilidade é ainda maior. Conforme divulgado pelo MEC, com uma média de 509,42 no Enem, 53% dos concluintes do ensino médio em escolas públicas têm a chance de ingressar em uma graduação.

Os alunos oriundos de escolas públicas podem se inscrever em cursos na modalidade de cotistas, podendo ainda escolher vagas com recorte de renda familiar e raça, caso se enquadrem. Os cursos com as menores notas de corte incluem principalmente áreas ligadas à licenciatura, engenharia, gestão e meio ambiente.

Chances da ampla concorrência

Na ampla concorrência do Sisu, entre os mais de 2,7 milhões de candidatos, 1.014.070 — cerca de 37% — conseguiriam aprovação em mais de 840 cursos com uma nota de corte de 569,72.

Caso optem pelo Prouni, 61% dos estudantes têm a chance de aprovação na modalidade de ampla concorrência, a partir de uma nota média de 509,42 pontos.

Programa Pé-de-Meia

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira os resultados do Enem 2023. Os candidatos poderão consultar as notas na Página do Participante.

Nesta manhã, o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que estudantes matriculados no terceiro ano vão receber um incentivo financeiro para participarem da prova. Santana explicou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva vai lançar na tarde de hoje o programa Pé-de-Meia, que concede bolsa poupança a estudantes de baixa renda do ensino médio. Ele adiantou ainda que os estudantes do terceiro ano também serão contemplados com um valor para que participem do Enem 2023.

— O programa, posso adiantar aqui, terá também o incentivo quem fizer o Enem. Então isso vai ser uma forma de estimular o jovem regular do Ensino Médio, que vai receber esse auxílio financeiro nos três anos do Ensino Médio, mas no último ano, no terceiro ano, ele vai receber um percentual, um valor para fazer a prova do Enem — afirmou Santana.

Dados divulgados durante a coletiva mostram que cerca de metade dos estudantes concluintes do Ensino Médio faltaram às provas, sendo que apenas 1 milhão (50,8%) dos 2 milhões de jovens matriculados prestaram o exame. A abstenção foi vista com preocupação pelo ministro da Educação.

— Metade dos jovens que estão concluindo o Ensino Médio não fez o Enem. Precisamos saber o motivo disso e reverter esses números — disse o ministro.

Santana acrescentou que é preciso convencer o estudante a participar do exame, uma vez que não há custo.

— [O Enem 2023] é a porta, a oportunidade que ele tem de acessar o ensino superior brasileiro, então não há motivo para o jovem não fazer o Enem, independente do resultado que ele vai alcançar — pontuou.

O Pé-de-Meia é um programa de bolsas para incentivo à permanência dos estudantes do ensino médio. Santana disse que espera começar os pagamentos no mês de março deste ano.

Mais recente Próxima Enem: alunos do terceiro ano vão receber dinheiro para fazer a prova, diz ministro
Mais do Globo

Duas mulheres acusam ator de tocá-las sem consentimento durante gravações de filmes

#MeToo francês: Polícia convoca Depardieu para depor sobre acusações de agressão sexual

Aproximadamente 20% da terra regional já está degradada, afetando 18 milhões de pessoas, segundo um relatório da ONU

Entenda como ovelhas gigantes ajudam o Tajiquistão a combater as mudanças climáticas

A ação foi movida pela mãe do cantor, Lucinha Araújo

Cover de Cazuza é proibido de fazer show no Brasil e na internet

Técnico não consegue retomar padrão de jogo da equipe, que pega sobretudo no ataque

Análise: derrota para o Corinthians escracha o que é o Fluminense de Diniz em 2024