Enem 2023

Por Emily Santos, g1 — São Paulo


ENEM 2023 - DOMINGO (5) - Ribeirão Preto (SP): Caderno de prova do primeiro dia de exame — Foto: Érico Andrade/g1

Professores de colégios e de cursos que analisaram o conteúdo da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 avaliam que os itens tiveram níveis balanceados e trouxeram apontamentos de problemas sociais complexos, mas passaram longe de grandes polêmicas.

Para Vera Lúcia Antunes, coordenadora Pedagógica do Objetivo, a edição de 2023 do Enem foi "a melhor dos últimos anos". Ela diz que a prova foi inovadora, trouxe uma grande variedade de textos e buscou discutir problemas atuais da sociedade.

Diogo D’Ippolito, professor do Colégio e Sistema pH, concorda. Segundo ele, a prova não se poupou de trazer temas incômodos contemporâneos.

[As questões tiveram] temática socialmente importante, como racismo, questões de gênero, identidade cultural, variação linguística e atualidades. De uma forma geral, as questões foram bem trabalhadas e trata-se de uma prova que desafiou os estudantes a associarem conteúdo à vida real.
— Diogo D’Ippolito, professor do Colégio e Sistema pH.

Confira abaixo o que outros professores que participaram da prova disseram sobre suas disciplinas:

Língua estrangeira - Inglês

De acordo com Mariana Billia, que é coordenadora de inglês no Sistema Etapa, as questões de língua inglesa no Enem 2023 não trouxeram novidades e se mantiveram no padrão já conhecido.

O que podemos dizer que surpreendeu bastante esse ano foi a ausência da pluralidade comum ao Enem. Somos acostumados a ver cinco textos com gêneros diferentes, o que impõe uma mudança constante. Esse ano, apesar dos assuntos diversos, tivemos uma predominância de poemas.
— Mariana Billia, coordenadora de inglês.

Língua estrangeira - Espanhol

A prova de espanhol do Enem 2023 trouxe temas muito atuais, segundo Hernán Bastida Veloso, professor da disciplina no Curso e Colégio Oficina do Estudante. Xenofobia, dislexia e a valorização da cultura gastronômica da Espanha foram algumas das temáticas que apareceram nos itens.

Vivian Motta Pires, que ensina o idioma no Sistema Etapa, diz que o grande diferencial da prova de espanhol foi a cobrança de gramática aplicada. "Fazia muito tempo que a prova de espanhol exigia interpretação de texto e, às vezes, conhecimento de vocabulário específico."

Português

No que diz respeito a interpretação de texto, a prova foi balanceada e apresentou uma divisão que visava contemplar o máximo de competências na matriz de referência, de acordo com João Filho, professor da área na Plataforma Professor Ferretto.

Veridiane Carvalho, da Plataforma Professor Ferretto, diz que em gramática o Enem manteve o mesmo estilo e cobrou variação linguística e funções da linguagem, algo recorrente no exame.

Artes

Em artes, Sérgio Paganim, diretor do Curso Anglo, avalia que a prova foi "antenada com os jovens" e trouxe diversas manifestações culturais, de artes visuais como Lasar Segall, com dança com o Grupo Corpo, à manifestações de diferentes partes do país como Amapá, São Paulo e Minas Gerais.

Educação física

Como sempre, questões de educação física, que compõem a prova de Linguagens, apareceram de maneira interdisciplinar. O tema apareceu em itens sobre as Olimpíadas e em questões sobre futebol.

História

O professor Pedro Rennó, que leciona história na Plataforma Professor Ferretto, avalia que a prova da disciplina foi marcada por interdisciplinaridade.

O diretor do Curso Anglo, Sérgio Paganim, considera que a prova teve dificuldade mediana e exigia muita leitura.

Geografia

Segundo Alexandre Groth, professor de geografia da Plataforma Professor Ferretto, as questões da disciplina exploraram diferentes habilidades e competências e foram marcadas pela diversidade de linguagens, temas e situações-problema, que exigiam maior capacidade de interpretação.

Já o coordenador da disciplina do Sistema Etapa, Omar Fadil Bumirgh, diz que a prova de geografia deste ano foi clássica, manteve o padrão do exame e apresentou uma divisão equilibrada entre geografia do Brasil e geografia geral.

Sociologia

Em Sociologia, foram 8 testes equilibrados em termos de dificuldade, tratando de temas ligados à igualdade e à discriminação social e racial. Com destaque para o papel da mulher na sociedade moderna.
— Sérgio Paganim, diretor do Curso Anglo.

Filosofia

Para Mário Marcondes, professor de filosofia da Plataforma Professor Ferretto, a prova da disciplina foi "muito bem construída e soube trabalhar conceitos de modo contextualizado", e não contou com questões polêmicas.

O aluno foi cobrado sobre o domínio de diferentes correntes de pensamento e escolas literárias, normalmente sendo convidado a refletir sobre temas clássicos por meio da problematização.
— Mário Marcondes, professor de filosofia.

Já Silvio Sawaya, professor de humanidades do Curso e Colégio Oficina do Estudante, avalia que os itens da disciplina demandavam muita atenção. "As alternativas estavam fáceis, mas os textos não eram assim tão fáceis, e algumas questões exigiam um pouco mais de atenção nas alternativas", diz.

Enem 2023: veja galeria de fotos do primeiro dia de exame

1/6

Candidato chega cedo e arma rede para relaxar até o horário da prova do Enem em Fortaleza — Foto: Gabriela Feitosa/g1

2/6

Aos 81 anos, candidato tenta Enem em Fortaleza para melhorar na carreira — Foto: Gabriela Feitosa/g1

3/6

Locais de prova do Enem no PI têm sorteio de iPhone, show de drag e distribuição de canetas — Foto: Izabella Leal/g1

4/6

5/6

6/6

Portão fechado na faculdade em Vitória — Foto: Leiriane Santana/Rede Gazeta

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!