Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro


Inscrições para o Enem 2022 começam nesta terça-feira l Agência O Globo
Inscrições para o Enem 2022 começam nesta terça-feira l Agência O Globo

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começam nesta terça-feira e devem ser realizadas através da Página do Participante, no portal do Inep. Os estudantes que desejam prestar o vestibular, inclusive aqueles que conseguiram a isenção da taxa (como os alunos da rede pública), têm até o dia 21 de maio para se inscrever. As provas, nas versões impressa e digital, serão aplicadas em 13 e 20 de novembro.

Os alunos que não tiveram direito à isenção devem realizar o pagamento de uma taxa de R$ 85, até o dia 27 de maio. A inscrição só será validada depois que o valor for computado.

Após denúncias de que o Ministério da Educação usaria questões de provas anteriores no Enem 2022, o Inep informou, por meio de nota, que as provas da edição serão compostas exclusivamente por itens inéditos. Como O GLOBO mostrou em março, a reciclagem ocorreria porque o governo deixou de abastecer por dois anos o Banco Nacional de Itens (BNI), que guarda as questões prontas para serem utilizadas.

Entre as novidades deste ano, está a autorização do uso de documentos digitais de identificação nos locais de prova, como: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas.

Como se inscrever?

Ao acessar a Página do Participante, no portal do Inep, o candidato precisa informar o número do CPF, data de nascimento, dados pessoais e endereço. As informações devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal.

Escolha da língua estrangeira e modelo de prova

No ato da inscrição, o candidato deve escolher se deseja que as cinco questões de língua estrangeira sejam em inglês ou em espanhol. Também precisa sinalizar se quer fazer o Enem impresso (tradicional) ou o digital.

É importante lembrar que a versão informatizada também é aplicada nos locais de prova — não existe a opção de prestar o exame em casa; e traz 180 questões a serem respondidas digitalmente, mas com redação manuscrita.

Pedido de atendimento especializado

O pedido de atendimento especializado para realização do exame segue o mesmo prazo das inscrições, de 10 a 21 de maio. A solicitação deve ser feita por participantes com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdo-cegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (dificuldade ao calcular), gestante, lactante, idoso ou pessoas com outra condição especial.

Os alunos precisam anexar a documentação que comprova a necessidade do atendimento contendo :

  • Nome completo do participante;
  • Diagnóstico emitido pelo profissional de saúde competente, com a Classificação Internacional de Doença (CID 10); e
  • Assinatura e identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente

O resultado da solicitação será divulgado no portal do Inep em 7 de junho, com a possibilidade de o aluno solicitar recurso, caso o pedido seja indeferido, entre 7 e 12 de junho. A análise do recurso será divulgada no dia 22.

Pedido de nome social

Este ano, participantes transexuais e travestis poderão identificar o nome social no ato da inscrição. No entanto, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Estudantes que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita Federal, deverão realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, também através do portal do Inep.

Para esse procedimento, será necessário apresentar os seguintes documentos de comprovação:

  • Foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro
  • Cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficial com foto, válido.

Documentos enviados fora do prazo ou externos à Página do Participante não serão aceitos. O resultado será divulgado no site do Inep em 5 de julho. Os candidatos podem solicitar recuso, caso o pedido seja indeferido, entre 5 e 10 de julho. O resultado final estará disponível no dia 15.

Confira o cronograma completo:

Inscrições: 10 a 21 de maio

Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio

Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio

Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho

Provas: 13 e 20 de novembro

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Legenda fez reunião nesta quinta-feira para discutir propostas para a pré-campanha e definir evento de anúncio oficial, que deve acontecer na primeira quinzena de maio

União Brasil confirma Rodrigo Amorim como pré-candidato à prefeitura do Rio

Decisão será analisada pelo plenário virtual do Supremo Tribunal Federal

Zanin, do STF, suspende desoneração da folha de empresas e municípios, e parlamentares criticam

Secretaria Nacional do Consumidor pede esclarecimentos sobre o caso

Governo notifica Gol por morte do cachorro Joca

Materiais são transportados para vizinha Ruanda, onde são lavados para enganar a supervisão destinada a impedir a venda de 'minerais de conflito'

País africano acusa Apple de extrair ilegalmente minerais em região devastada pela guerra

Apostas podem ser feitas até as 19h, em lotéricas credenciadas, na internet ou no app

Resultado Mega-Sena 2.717: uma única aposta leva prêmio de R$ 5,5 milhões; confira os números

Personagem vai ter que decidir o que fazer como segredo que carrega

'Renascer': o que acontece com Buba após a morte de José Venâncio?

Mariane Silva Torres, de 26 anos, não resistiu enquanto aguardava ser recebida por um médico em unidade de saúde de Belo Horizonte

Morte de jovem que esperou atendimento por 5h em UPA levanta debate sobre classificação de risco; entenda como funciona

Medicamento indicado para o tratamento da obesidade é produzido pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, a mesma que produz o Ozempic

Wegovy: caneta injetável para perda de peso chega ao país no 2º semestre

Ministros analisam ações que questionam poder de investigação do Ministério Público

Maioria do STF defende mudança e diz que investigações do MP devem seguir mesmo prazo das policiais