Enem 2022

Por Emily Santos e Luiza Tenente, g1 — São Paulo


Sede do Inep em Brasília. — Foto: Carolina Cruz/g1

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) renovou pela 5ª vez o contrato com a empresa que aplica o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A nova prorrogação, prevista em lei para situações excepcionais, vai custar R$ 652,6 milhões. O valor é 34,2% superior aos R$ 486 milhões previstos inicialmente.

Após ser questionado pelo g1, o Inep divulgou uma nota na terça-feira (8) que diz que o valor do contrato é estimado e "atualizado considerando o total originalmente estimado de participantes do exame, (...) pois, no momento da assinatura do contrato, não existe o número exato de participantes da edição".

O contrato para a realização do Enem foi firmado há 5 anos pelo Inep com o Consórcio Cesgranrio/FGV/Vunesp (atual Consórcio Cesgranrio-FGV), e tinha validade de 12 meses, prorrogáveis até o limite de 60 meses – prazo que termina no mês que vem.

Neste período, o Inep deveria ter feito uma nova licitação, mas não o fez.

LEIA TAMBÉM:

Em maio, a seis meses do exame, a entidade obteve um sinal verde da Advocacia-Geral da União (AGU) para fazer uma prorrogação excepcional para a aplicação do Enem 2022, desde que atendido um conjunto de recomendações.

Uma delas é que o presidente do Inep, Danilo Dupas, determine a apuração das responsabilidades pela "desídia [desleixo, negligência] da administração no planejamento devido" para fazer um novo contrato para realização do Enem.

Na legislação trabalhista, a "desídia" é um dos motivos que podem levar à demissão por justa causa.

Segundo um servidor da autarquia ouvido pelo g1 em condição de anonimato, o órgão não se movimentou a tempo de abrir a licitação, não justificou a inércia e agora sequer sabe se poderia estar gastando menos com a realização do Enem.

"Era preciso ir ao mercado para verificar se havia preços mais vantajosos. Saímos de 7 milhões de candidatos para uma média de 3 ou 4 milhões nas últimas edições [em 2022, são 3,4 milhões]. Será que, com esta queda, o custo per capita do Enem não caiu? Não sabemos, porque inacreditavelmente a questão foi deixada de lado pela atual gestão", diz um dos funcionários.

VÍDEOS

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!