Ingresso Universitário

Por g1 PI


A professora Rúbia Gomes, de filosofia e sociologia, listou os autores mais importantes que o candidato deve conhecer para se sair bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

Um dos principais autores é Aristóteles, onde o aluno deve estudar principalmente assuntos relacionados noção de ética e de política, a parte de metafísica e a teoria das quatro causas.

Busto de Aristóteles — Foto: National Museum of Rome

Com Immanuel Kant é importante reforçar a noção de que ele é iluminista, com destaque para o estado de tutela, de que o homem deve pensar por ele mesmo. Kant buscou acabar com a separação entre racionalistas e empiristas, além de ter atuado na temática da ética, onde destacou que o indivíduo deve agir pelo dever, sempre tendo o nosso comportamento como referência para todas as pessoas.

Nessa reta final não se pode esquecer dos frankfurtianos Theodor Adorno e Max Horkheimer, na temática da razão instrumental e indústria cultural de massa, onde fazem críticas ao que o sistema capitalista fez com a arte e com a cultura.

Filosofia antiga no ENEM: dos pré-socráticos aos helenistas — Foto: Divulgação

Walter Benjamin é outro autor importante, com foco nas críticas realizadas para as técnicas de produtividade da arte, onde ele afirmou que elas não são capazes conseguir a singularidade, originalidade e autenticidade.

Outro ator para ser estudado é Jürgen Habermas, e o seu trabalho realizado sobre a importância da realização de um debate e de um diálogo racionalmente construído.

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!