Por G1 — São Paulo


Inep divulga datas do Enem para isentos em 2020 — Foto: Agência Brasil

Termina no domingo (26) o prazo de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para os candidatos que tiveram isenção em 2020, mas não compareceram nos dias das provas. A inscrição pode ser feita até às 23h59 do dia 26 de setembro.

Quem se inscrever até este prazo vai realizar o exame em 9 e 16 de janeiro de 2022, mesmas datas em que a prova será aplicada para adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade (Enem PPL).

Para os demais participantes do exame que já tiveram a inscrição confirmada, a realização das provas será mantida nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.

LEIA TAMBÉM

Reabertura das inscrições

Após abstenção recorde do exame em 2020 que aconteceu durante a pandemia de Covid-19 e atingiu 55,3% do total de candidatos confirmados, o Ministério da Educação (MEC) manteve a regra que proibia a isenção de taxa a alunos que faltaram às provas na última edição e não apresentaram uma justificativa.

Partidos e entidades acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) sob o argumento de que muitos candidatos que faltaram ao Enem 2020 estavam, por exemplo, com receio de pegar Covid ou estavam com algum sintoma da doença.

O STF determinou, então, a reabertura de inscrições para quem perdeu direito à gratuidade por não ter comparecido em 2020. A determinação pode garantir a participação de quase 3 milhões de estudantes que não se inscreveram para a atual edição do Enem.

Com as novas datas de inscrição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) definiu outras datas para a aplicação das provas para os novos participantes.

Segundo o órgão, a decisão de definir novas datas de aplicação das provas para os isentos ausentes na edição 2020 foi tomada para garantir o direito dos participantes de utilizarem o resultado do exame para acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programas do Ministério da Educação (MEC).

Cronograma atualizado

  • Inscrição de isentos em 2020: 14 a 26 de setembro
  • Enem regular: 21 e 28 de novembro
  • Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!