Brasil Educação

Enem 2021: com quase 4h de atraso, Inep começa a divulgar notas

Ministro da Educação anunciou antecipação da data para as 19h desta quarta-feira, mas base de dados só foi liberada a partir de 23h, e ainda assim com relatos de instabilidade no sistema
Estudantes que prestaram o último Enem poderão se inscrever nos programas oferecidos pelo MEC Foto: Fábio Rossi / Agência O Globo
Estudantes que prestaram o último Enem poderão se inscrever nos programas oferecidos pelo MEC Foto: Fábio Rossi / Agência O Globo

RIO — Apesar de o ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciar que as notas do Enem seriam antecipadas e divulgadas às 19h desta quarta-feira, somente a partir de 23h os estudantes começaram a visualizar suas pontuações. Nas redes sociais, porém, relatos dão conta de ainda haver instabilidade no sistema. Mais cedo, o Inep havia informado que ainda estava finalizando o carregamento da base e que "todos os resultados individuais estarão disponíveis na Página do Participante nas próximas horas".

Consulte: Ferramenta mostra quanto aluno precisa ter tirado para sonhar com vaga no curso desejado

"Os resultados individuais (notas) dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já foram calculados e estão prontos para divulgação. Neste momento, está sendo finalizado o carregamento da base, que contempla mais de 17 milhões de dados. Todos os resultados individuais estarão disponíveis na Página do Participante nas próximas horas. A divulgação do resultado do Enem 2021 foi antecipada em dois dias da previsão inicial, de forma inédita, reforçando os princípios de inovação e transparência alçados nessa gestão", informou o Inep, em nota.

Ribeiro anunciou que a pasta decidiu adiantar o resultado do Enem após receber muitos pedidos dos candidatos". As informações estariam disponíveis nesta quarta-feira, a partir das 19h, no Portal do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No entanto, estudantes passaram a relatar que a plataforma não apresentou os resultados.

A antecipação valeria para estudantes que fizeram a versão regular e a antecipação da prova. As notas podem garantir vagas em universidades públicas federais e estaduais, além de particulares. Até instituições estrangeiras, como em Portugal, na Inglaterra e na França, aceitam o exame como porta de entrada para o ensino superior.

Para acessar as notas, os candidatos precisam acessar o Portal do Candidato ( clique aqui ). Depois, só precisa inserir o login e a senha do usuário para conferir o resultado.