Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

Por Melissa Duarte


Estudantes que prestaram o último Enem poderão se inscrever nos programas oferecidos pelo MEC Agência O Globo — Foto:
Estudantes que prestaram o último Enem poderão se inscrever nos programas oferecidos pelo MEC Agência O Globo — Foto:

BRASÍLIA — O Ministério da Educação acaba de divulgar as notas dos participantes do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou que a pasta decidiu adiantar o resultado do Enem após receber muitos pedidos dos candidatos". As informações estão disponíveis nesta quarta-feira, a partir das 19h, no Portal do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Estudantes, no entanto, relatam que não conseguem acessar às notas. Os candidatos conseguem entrar no sistema, mas os resultados não aparecem ainda.

A antecipação vale para estudantes que fizeram a versão regular e a antecipação da prova. As notas podem garantir vagas em universidades públicas federais e estaduais, além de particulares. Até instituições estrangeiras, como em Portugal, na Inglaterra e na França, aceitam o exame como porta de entrada para o ensino superior.

Para acessar as notas, os candidatos precisam acessar o Portal do Candidato (clique aqui). Depois, só precisa inserir o login e a senha do usuário para conferir o resultado.

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o candidato pode pleitear uma vaga em instituições públicas de ensino superior, como as universidades Federal Fluminense (UFF), de Brasília (UnB) e de Minas Gerais (UFMG). Para se inscrever, é preciso, no entanto, estar dentro da nota de corte, pontuação necessária para passar para o curso e ter nota da redaçao maior que zero.

As incrições abrem na próxima terça-feira. Candidatos que fizeram o Enem como "treineiros" não poderão participar.

Já o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta bolsas integrais e parciais em faculdades privadas em todo o Brasil. Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular pode concorrer a uma vaga.

A renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. As inscrições devem ser realizadas de 22 a 25 deste mês.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), por sua vez, deve oferecer 111 mil vagas no primeiro semestre de 2022. Pelo programa, o governo subsidia as mensalidades da graduação (ou parte delas) e o estudante deve pagá-las após se formar.

O financiamento vai de 50% a 100% de acordo com a renda familiar do candidato. Estudantes poderão se inscrever de 8 a 11 de março.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Outros pré-candidatos, como Nunes, Kim Kataguiri e Marina Helena, acionaram a Justiça contra o presidente, mas a deputada decidiu não comentar tema para evitar desgaste com presidente

Tabata silencia sobre pedido de voto de Lula a Boulos e é cobrada por aliados e seguidores nas redes

O balanço oficial da Defesa Civil aponta que 235 municípios foram afetados e mais de 24 mil pessoas estão fora de casa devido aos temporais

Chuvas no RS: número de mortos sobe para 37 e ao menos 74 pessoas estão desaparecidas

Governador do RS observou a capital de cima quando nível do rio atingiu 3 metros; Guaíba deve chegar aos 5m ainda hoje, segundo especialistas

Vídeos: Jogadores do Inter carregam doações e ajudam vítimas de inundação em Porto Alegre (RS)

Os exames devem ser feitos a partir dos 40 anos no país; contudo, alguns pontos ainda causam questionamento por parte dos especialistas

Câncer de mama: EUA concluem sobre nova recomendação de idade para começar mamografia de rotina; veja qual é

Do total, 5% ou 332 vagas são reservadas para pessoas com deficiência

CNU: provas poderão ser feita em braile e haverá mesa específica para pessoas que usam cadeira de rodas

Parlamentar xingou Duarte Junior durante sessão da Câmara no ano passado

'Expressão de baixo calão' não é injúria, diz Nunes Marques ao rejeitar ação de deputado contra Zambelli

Tecnica de Enfermagem foi para a porta do hotel após um plantão

Haja gogó: fã de Madonna dá gritos de 10 segundos para tentar chamar a atenção da cantora no Copacabana Palace

PM vai instalar câmeras em ruas internas de Copacabana, mas não revelará pontos. Estratégia é surpreender criminosos que tentem burlar esquema de reconhecimento facial ao acessarem áreas mais distantes da orla

Drones, câmeras de reconhecimento facial, revista: tudo sobre a segurança para show da Madonna