Brasil Educação Enem e vestibular

Enem 2021: candidatos podem solicitar isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda-feira

Prazo termina em 28 de maio e é o mesmo para justificar ausência no Enem 2020; veja como fazer pedido
Candidatos saindo da prova do Enem na UERJ, em janeiro de 2021, durante a pandemia da Covid-19 Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Candidatos saindo da prova do Enem na UERJ, em janeiro de 2021, durante a pandemia da Covid-19 Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

RIO — Os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 podem ser feitos a partir desta segunda-feira, dia 17, até o dia 28 de maio. A solicitação deve ser realizada por meio da página do participante .

O prazo é o mesmo para a justificativa de ausência no Enem 2020, que deve ser feita por candidatos que conseguiram o benefício na edição anterior mas não compareceram nos dois dias de prova. Se a ausência não for justificada, o candidato perde direito a uma nova isenção.

Leia mais: Cientistas pedem mais investigações sobre a origem do coronavírus

Podem solicitar a isenção da taxa participantes que estejam cursando a última série do ensino médio em 2021 em escola da rede pública; tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; ou que declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica e estejam inscritos no CadÚnico.

Como justificar ausência

Para justificar ausência na prova de 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aceita documentos como boletim de ocorrência de assalto, furto ou acidente nas datas do Enem, certidão de casamento ou união estável; certidão de óbito de membros da família; certidão de nascimento para pais ou mães.

Meio ambiente: Com Bolsonaro, registro irregular de terra em áreas protegidas aumenta 56%

Também são aceitos documento que comprove acompanhamento de cônjuge ou companheiro deslocado para outra cidade; mandados de prisão; atestados médicos ou odontológicos; declaração de exercício de atividade profissional; documento que comprove intercâmbio acadêmico; e declaração de atividade curricular.

Segundo o cronograma , o resultado da justificativa de ausência e da solicitação de isenção da taxa de inscrição será divulgado dia 9 de junho.

Educação: Projeto de lei para regulamentar homeschooling prevê provas na escola, relatórios bimestrais e que pais tenham ensino superior

Candidatos que tenham pedido negado poderão recorrer entre 14 e 16 de junho, e a resposta do recurso está prevista para o dia 25 de junho.

Ter a aprovação da justificativa de ausência no Enem 2020 ou da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o exame de 2021 não garante a inscrição na prova. Os interessados deverão realizar a inscrição para o exame quando o edital for lançado.

Pandemia: Após OMS e agência dos EUA confirmarem que coronavírus se espalha pelo ar, cientistas pedem melhor ventilação

Enem sem data marcada

O Enem 2021 ainda não tem data marcada. Documentos internos do Inep obtidos pelo GLOBO relatam que o presidente do órgão, Danilo Dupas, informou à equipe dele que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 será aplicado somente em 16 de janeiro e 23 de janeiro do ano que vem.

A comunicação ocorreu no dia 3 de maio em reunião de diretorias do instituto, segundo três ofícios assinados por diferentes diretores (de Avaliação da Educação Básica, de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais e de Gestão e Planejamento).

Leia mais: Pressionado, MEC libera R$ 2,6 bi para universidades, e reitores pedem mais R$ 1 bi

No entanto, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou na sexta-feira, dia 14, que "tudo indica" que o exame vai ocorrer em outubro ou novembro deste ano, segundo informações do G1. No calendário habitual, as provas ocorrem entre novembro e dezembro.