Por John Pacheco, G1 AP — Macapá


Certificadores atuarão como representantes do Inep — Foto: Divulgação

Professores das redes públicas federal, estadual e municipal do Amapá podem se inscrever até 22 de julho para atuar na organização e aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para 3 e 10 de novembro. A atuação como certificador garante remuneração de R$ 342 por dia de prova.

A seleção feita pelo Ministério da Educação (MEC) será através de um curso de capacitação à distância. As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame.

Servidores públicos federais também poderão se inscrever para atuar na Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Enem. O edital de convocação não detalha quantas vagas foram disponibilizadas para o Amapá.

"Nos dias de prova os certificadores atuarão como representantes do Inep, conferindo vários procedimentos nos locais onde o Enem estiver sendo aplicado", detalhou o Inep em comunicado.

A atuação será de seis horas por dia de exame, e o interessado deve seguir uma série de critérios para participação e seleção, entre elas:

  • Ser docente da rede estadual ou municipal de ensino, efetivo e registrado no Censo Escolar 2018;
  • Ter formação mínima em nível médio;
  • Não estar inscrito como participante do Enem 2019;
  • Não ter cônjuges/companheiros ou parentes – em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau – inscritos no Enem 2019;
  • Não ter vínculo com as atividades do processo logístico de elaboração, impressão, distribuição, aplicação ou observação da aplicação do exame, e nem com o processo de correção da redação.

Para ler mais notícias do estado, acesse o G1 Amapá.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1