Brasil

Enem 2019 já tem dois milhões de inscritos

São Paulo, Minas Gerais e Bahia foram os estados com maior número de inscrições; candidatos podem se registrar até o dia 17 de maio
Sudeste e Nordeste são regiões com maior número de inscritos no exame até agora Foto: Shutterstock
Sudeste e Nordeste são regiões com maior número de inscritos no exame até agora Foto: Shutterstock

Às 21h40 desta terça-feira (7), o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) 2019 chegou aos dois milhões de inscritos. O número foi alcançado quase 36 horas após a abertura do prazo, na manhã da segunda-feira (6). Os maiores índices de registros foram verificados nos estados de São Paulo (15,72%), Minas Gerais (9,72%) e Bahia (8,55%). Os estados com menos inscrições até o momento são Roraima (0,27%) e Acre (0,75%).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação , recebe inscrições até as 23h59 do dia 17 de maio, respeitando o horário oficial de Brasília. As inscrições são feitas exclusivamente pela página do participante, na internet.

Este ano, o Enem tem um novo sistema de inscrição, mais interativo e personalizado. Agora, o participante coloca seus dados através de um chat. Os personagens da "Galera do Enem" apresentam as perguntas de acordo com a resposta do participante. O novo sistema também permite, de maneira opcional, que o candidato coloque uma foto no cadastro.

Veja o passo a passo da inscrição

A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até o dia 23 de maio em agências bancárias, casas lotéricas ou agências dos Correios.

O cronograma completo com todas as informações está disponível no site e no aplicativo do Enem. Para esse ano, não houve previsão do Inep de quantas pessoas irão se inscrever. No ano passsado, foram feitas 5,5 milhões inscrições ao todo. Todos os interessados em fazer o Enem precisam se inscrever, mesmo quem solicitou a isenção da taxa de inscrição.

As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro. O exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.

Em suas 21 edições, o Enem já recebeu quase 100 milhões de inscrições. A prova avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas. O exame também possibilita o financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).