Exclusivo para Assinantes
Brasil Educação Enem e vestibular

Enem 2019: Governo prepara inspeção em banco de questões para excluir da prova suposta 'ideologia de gênero'

Anunciada internamente, comissão formada por quatro pessoas indicará itens que serão anulados
Candidatos ao Enem entram para fazer a prova em Brasília. Quem fez o exame desde a edição de 2010 pode se candidatar ao Fies Foto: Jorge William / Agência O Globo/11-11-2018
Candidatos ao Enem entram para fazer a prova em Brasília. Quem fez o exame desde a edição de 2010 pode se candidatar ao Fies Foto: Jorge William / Agência O Globo/11-11-2018

BRASÍLIA - O governo federal vai revisar todas as perguntas do Banco Nacional de Itens, de onde saem as questões que serão usadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Uma comissão formada por quatro pessoas terá a missão de anular itens que expressem uma suposta "ideologia de gênero" — apontada como uma das principais mazelas da educação brasileira pelo presidente Jair Bolsonaro, embora não haja levantamento sobre a dimensão disso nas escolas e nem mesmo reconhecimento desse termo por parte de educadores.

Leia também: 'Querer ver o Enem antes da aplicação é uma questão política', diz ex-presidente do Inep

A decisão de fazer uma devassa no Banco Nacional de Itens, tratada ainda sob sigilo, foi anunciada em reunião interna nesta semana e confirmada ao GLOBO pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A entidade é responsável pelo cadastro robusto com questões de qualidade técnica testada para compor as diferentes avaliações educacionais do governo federal. Os itens voltados ao Enem serão os primeiros a serem revisados para que o exame deste ano — que só é montado mais próximo da data de aplicação, prevista para novembro — não traga assuntos considerados inadequados pelo novo governo. Mas o banco inteiro passará pela inspeção.

O Banco Nacional de Itens fornece questões para todas as avaliações de larga escala feitas pelo Inep, como as provas que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), usadas para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), e os testes aplicados para medir a qualidade do ensino superior, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), entre outros.

'Marxismo Cultural'

Dos quatro integrantes da comissão que será criada para revisar o Banco Nacional de Itens, dois devem ser indicados pelo Ministério da Educação (MEC), capitaneado pelo ministro Ricardo Vélez Rodríguez. Entusiasta do combate ao que chama de "marxismo cultural" nas escolas e em universidades, Vélez Rodríguez já fez diversas declarações, inclusive em sua posse no cargo, contra uma "tresloucada onda globalista" que seria  responsável por "destruir valores" da sociedade ligados a "família, igreja e pátria".

Os outros dois lugares restantes na comissão poderão ser ocupados por um representante do Inep e outro da "sociedade", desde que ligado ao setor da educação. Os nomes não estão definidos. Quem fez o anúncio em agenda interna foi o próprio presidente do Inep, Marcus Vinicius Rodrigues, que vai criar o grupo. A comissão deve elaborar um parecer, a partir do qual os itens serão excluídos do banco de questões, com a análise do corpo técnico do instituto.

'Prova deve usar termos alinhados aos valores da sociedade', diz presidente do Inep

Procurado pelo GLOBO, Marcus Vinicius Rodrigues confirmou a informação, dizendo que o Enem deste ano já será montado sob o crivo da revisão do Banco Nacional de Itens. De acordo com ele, o objetivo é ter uma prova que meça conhecimento sem fazer uso de "termos e posições" em desacordo com a "nossa sociedade".

— Num primeiro momento, faremos com o Enem. E pretendemos, sim, fazer com todas as provas. Nosso objetivo é fazer com que as provas mantenham o respaldo técnico que já têm. São provas excelentes, mas também queremos fazer com que essas provas busquem o conteúdo usando termos e posições que tenham alinhamento mais adequado com a nossa sociedade — afirmou o presidente do Inep.

Ele destacou que questões relacionadas à "ideologia de gênero", bem como outras que não estão de acordo com os "valores da sociedade", serão excluídas do Banco Nacional de Itens. Segundo ele, a prova não perderá em conteúdo com as mudanças.

— Não sei como uma questão de ideologia de gênero poderia medir o conhecimento de um profissional que venha a atuar no mercado. Como ela, provavelmente, não vai mensurar esse conhecimento, vou sugerir, sim, que uma questão que tenha essa conotação não conste na prova.

Rodrigues afirmou que os quatro integrantes da comissão serão "pessoas que tenham legitimidade e conhecimento necessário". Ele não adiantou os nomes a serem convidados nem o perfil acadêmico procurado. Mas prevê para breve a formação do grupo.

Durante a campanha eleitoral, o então candidato Jair Bolsonaro criticou uma questão do Enem 2018 que trazia, no fragmento de um texto de apoio, menção a um dialeto usado pela comunidade LGBT. Na época, ele disse que, caso eleito, olharia antes a prova aplicada a milhões de jovens que buscam ingressar no ensino superior para ter certeza de que tais assuntos não estariam presentes.

Bolsonaro afirmou querer conferir a prova do Enem

Questionado se o presidente inspecionará o exame deste ano, Rodrigues afirmou que, respeitando as questões jurídicas e legais, ele decidirá sobre isso quando houver um eventual pedido do presidente. Porém, destacou a legitimidade dada a Bolsonaro pela votação popular expressiva, mas sem afirmar que ele teria acesso à prova:

— O presidente do Inep tem autonomia para formar comissões para analisar as provas. O presidente Bolsonaro é o presidente do Brasil, com a legitimidade de 60 milhões de votos. Se ele achar conveniente olhar a prova, o presidente do Inep, dentro de aspectos legais e jurídicos, tomará essa decisão — diz Rodrigues.