Por Colégio Ciências Aplicadas


Letícia Dantas, de 17 anos, quer cursar medicina — Foto: Nathallya Macedo

Em 2013, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser o único meio de ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), substituindo completamente o vestibular. Desde então, muitos adolescentes e jovens adultos passam os dias se preparando para as provas.

A organização do tempo de estudo, a escolha do curso da universidade, além de outras questões pessoais podem trazer ansiedade aos candidatos, que acabam deixando o nervosismo tomar conta. Para a psicóloga Alexandra Cavalcante, do Colégio Ciências Aplicadas, a preocupação é normal antes de um exame tão importante. “Mas é necessário que os estudantes aprendam a lidar e a controlar a aflição. O excesso de estresse nunca é recomendado”, diz.

No entanto, o Enem não é um bicho de sete cabeças, como acredita a aluna Letícia Dantas, de 17 anos, que pretende cursar medicina. “Estou no terceiro ano e tento driblar a ansiedade nessa reta final. Me preparei durante todo o ensino médio, estudei bastante e tive o apoio da equipe pedagógica do colégio. Também já fiz o Enem antes, para me acostumar com o estilo da prova”, conta.

O Ciências Aplicadas promove, no início de cada ano, uma sessão de acolhimento em que os alunos escrevem cartas que só serão abertas pouco antes do Enem, em uma nova sessão, dessa vez de encerramento. “É como se fosse uma cápsula do tempo. No início, muitos acreditam que não conseguirão aprender todo o conteúdo. Já no fim do ciclo, os alunos conseguem perceber que o nível de nervosismo foi controlado com o passar do tempo e com o foco nos estudos”, explica Alexandra.

Além das conversas em grupo e do atendimento individual, a psicóloga é responsável por uma oficina de técnicas de relaxamento. Por exemplo, aprender a controlar a respiração é essencial para o alívio da ansiedade. Por fim, Alexandra ensina aos alunos que o Enem é só mais uma etapa da vida, que é importante estar confiante e preparado para todos os possíveis resultados.

Para a psicóloga Alexandra Cavalcante, do Colégio Ciências Aplicadas, a preocupação é normal antes de um exame tão importante — Foto: Nathallya Macedo

Colégio Ciências Aplicadas
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1
Você Fera no Enem

Caminhada, corrida, natação: praticar essas atividades físicas pode gerar benefícios para os estudantes que prestarão o Enem.

Estudo aponta que exercícios físicos otimizam a capacidade de memorização e concentração
Você Fera no Enem

Diego Rio Grande aposta na organização do tempo e na palavra ‘não’.

Professor dá três dicas estratégicas para a reta final do Enem - Foto: (Itaércio Porpino)
Você Fera no Enem

Izabelle Pacheco resolveu estudar em Natal, capital potiguar, e escolheu o Colégio Ciências Aplicadas: “Os resultados positivos chamaram atenção e hoje percebo que tomei a decisão certa”.

Conheça a história da adolescente de 15 anos que saiu de Mossoró em busca do sonho de cursar medicina
Você Fera no Enem

Clarissa Maranhão, do Colégio Ciências Aplicadas, acredita que conhecer os problemas sociais latentes e frequentes do país é essencial na hora de escrever.

Repertório sociocultural é tão importante quanto o intelectual na redação do Enem, diz professora
Você Fera no Enem

Para a nutricionista Eliane Martins, do Ciências Aplicadas, os estudantes precisam cuidar da alimentação nos dias que antecedem o exame.

Nutricionista acredita que é dispensável comer durante o Enem - Foto: (Nathallya Macedo)
Você Fera no Enem

Às vésperas do exame, os alunos do Colégio Ciências Aplicadas conseguem lidar com a ansiedade através do auxílio psicológico no ambiente escolar.

Enem 2018: um momento decisivo para muitos estudantes

Provas aconteceram nos domingos, 4 e 11 de novembro.