Por Colégio Átrio

Os temas das disciplinas de Ciências Humanas não estão apenas na interdisciplinaridade das provas do Enem 2018. Eles são transversais, pois todas as questões trazem à tona problemas e situações que envolvem o homem social, desde o repertório da prova do 1º dia até os temas do cotidiano e suas situações-problema usadas como modelos nas questões do 2º dia de prova. Percebe como os conhecimentos de Filosofia, História, Sociologia, Geografia e Linguagens atravessam e entrecruzam todos os temas da prova de forma direta ou indireta?

Para o Enem, os candidatos precisam atestar os conhecimentos universais das ciências, seja comunicando-os por meio das questões objetivas ou expondo-os de forma organizada, politizada e culta na redação. O aluno deve possuir as ferramentas necessárias para expressar, expor e discutir os conteúdos e conhecimentos exigidos no exame, pois aprendeu com as humanidades a fazer uma leitura da realidade com uma base teórica, crítica e empírica construída ao longo da sua vida estudantil.

Problemas públicos abordados no Enem

Em outros textos aqui do Guia Definitivo do Ensino Médio também lembramos da transversalidade da prova que os aguarda. No “f(x)” que compõe a lógica da vida humana. No texto que “tece sentidos”, fazendo inferências que nos revelam os significados da comunicação. Na Biologia que nos faz “interpretar a coevolução humana”, entrelaçando o social e o natural, e suas relações com o meio ambiente. Agora, neste texto, é importante que nos lembremos de outro macro tema do Enem: os problemas públicos.

Esses problemas envolvem conflitos e controvérsias causadas nos espaços públicos de uma sociedade, e exigem uma ação também coletiva para lidar com eles, envolvendo o relacionamento de agentes fundamentais de uma sociedade: governos, instituições e movimentos sociais (Indivíduo x Estado x Sociedade). É neste ponto que devemos lembrar do papel das minorias sociais. Compreender seu lugar histórico e saber fazer o debate sociológico do papel delas no contexto brasileiro colocará o candidato em situação de vantagem.

— Foto: Divulgação

Vale aqui lembrarmos da importância de estarmos atentos às políticas públicas existentes para lidar com esses problemas, assim como saber extrair de forma criativa e politizada outras ainda não existentes, mas possíveis para o cenário brasileiro atual, e poder sacá-las na proposta de intervenção da redação do Enem.

Redação e o diálogo com a Sociologia

Nas propostas de redação, o diálogo com a Sociologia é intenso, já que o debate de convenções e diretrizes para enfrentar problemas públicos é um ponto central delas. Pense bem, o que existe em comum nos temas dessas propostas anteriores: “Violência contra a mulher”, “Intolerância religiosa”, “Formação educacional para surdos”? Pois é, problema público + minorias sociais! Essa junção não é uma regra, porém se preparar para ela é o mínimo necessário.

Desse modo, o candidato é avaliado para aferição de sua capacidade no uso da linguagem textual (língua formal e culta) para discutir problemas públicos, e deve propor uma intervenção que dialogue alternativas para lidar com os mesmos, de forma a demonstrar à banca examinadora sua capacidade de leitura, reflexão e proposição que irão caracterizá-lo como apto ou inapto à participação em sociedade de forma solidária e cidadã.

Comunicar-se bem sintetiza o cumprimento das 5 competências gerais elaboradas para a redação pelo INEP, por isso, lembre-se de revisá-las em seu texto. Devemos fazer uso da língua na transmissão de um conteúdo complexo, ou seja, um conteúdo com conhecimentos universais e interdisciplinares.

Confira também o nosso conteúdo sobre as minorias sociais e sua vulnerabilidade. Uma análise sociológica e conceitual que perpassa a realidade brasileira, e servirá como material precioso para enriquecê-lo em seus repertórios socioculturais.

Por Stefânia Vieira, coordenadora e professora de História, Filosofia e Sociologia do Colégio Átrio. Situado em Goiânia (GO) - na Rua T-53, n˚ 1.336, no Setor Bueno – a escola tem capacidade para atender 580 alunos da 1ª à 3ª série do Ensino Médio. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (62) 3285-7473 ou acesse o site colegioatrio.com.

Colégio Átrio
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Professores deram dicas e ensinaram macetes das disciplinas, nesta sexta-feira (15).

Historicamente, as questões de matemática apresentam um alto índice de questões de assuntos dos últimos anos do ensino fundamental

Enem: você não pode usar calculadora na prova; e não é preciso

Com altas expectativas de aprendizagem, o maior diferencial da instituição é ter uma escuta ativa e entender o perfil de cada aluno.

Colégio Átrio inova, mais uma vez, o seu método de ensino em Goiânia

Mais de 5 horas de revisão e professores especialistas para a prova.

Colégio Átrio realizará Pulsação on-line para o Enem 2020

Algumas das habilidades que serão esperadas dos candidatos no ano de 2019

‘“Se preparando para o Enem em tempos de Habilidades Socioemocionais”

Alunos são protagonistas no processo de aprendizado no Colégio Átrio

Conheça o Colégio que inova na metodologia de ensino em Goiânia

Professores deram dicas essenciais para a prova.

Professores darão dicas essenciais para os dois dias de prova.

Colégio Átrio realizará aulão para o ENEM com transmissão ao vivo pelo G1 Goiás