Enem 2018

Por G1


Cadernos de prova do Enem 2018 — Foto: Ana Carolina Moreno/G1

Somente 55 alunos tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, de acordo com balanço divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

Este ano, os candidatos tinham que fazer uma redação sobre "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet".

No total, o Inep diz que corrigiu 4.122.423 provas de redação na aplicação regular do Enem, que aconteceu nos dias 4 e 11 de novembro. Os dados, portanto, não incluem as provas do Enem PPL, aplicado para pessoas privadas de liberdade.

O G1 conversou com alguns desses estudantes nota mil, que deram dicas de como elaborar uma boa redação. Confira:

Temas da atualidade

Lucas Felpi citou 'Black Mirror' na redação do Enem 2018 e tirou nota mil — Foto: Arquivo pessoal

A série de ficção científica distópica 'Black Mirror', da Netflix, foi o segredo que garantiu ao estudante Lucas Felpi, de 17 anos, a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. "Sempre uso Black Mirror em muitas redações", explicou Lucas.

"Acho que 'Black Mirror' é uma série que discute vários dos temas, encaixa em muitos temas, não só sobre tecnologia, sobre comportamento humano, relações humanas", afirmou Lucas Felpi, que foi aluno do colégio Rio Branco, em São Paulo. (Confira a reportagem completa).

Citação de filósofos

Cearense diz que se emocionou ao ver a nota. "Quase não acreditei" — Foto: Arquivo Pessoal

Pela segunda vez consecutiva, a cearense Marília Oliveira, de 19 anos, alcançou a nota mil na redação do Enem. Para alcançar este feito, a estudante diz ter citado no texto o escândalo do vazamento de informações que envolveu o Facebook no ano passado.

Marília baseou a redação em textos de pensadores como o filósofo Michel Foucault e Sigmund Freud. (Confira a reportagem completa).

"Aproveitei os textos motivadores e todas as dicas que recebi dos professores ao longo do ano. Agora fica a expectativa de passar na faculdade", comemorou.

Quatro redações por semana

O estudante João Vitor, do Piauí, que pretende cursar medicina, disse que a maior dificuldade que tinha no início do curso preparatório de redação era elaborar uma boa argumentação. Ele chegou a fazer quase 150 redações no ano inteiro.

“Ano passado eu aprendi a fazer redação e esse ano eu aprimorei, aperfeiçoei. As aulas de atualidades, o debate em sala de aula com o professor e outros colegas proporcionaram esse aprendizado. A gente fazia umas quatro redações por semana, foram muitas durante o ano”, contou João Vitor. (Confira a reportagem completa).

Coletânea de dados socioculturais

O estudante norte-mineiro André Bahia, de 18 anos, conta que para alcançar nota mil na redação do Enem, ele reuniu na mente estatísticas e citações sobre temas variados, que ele chama de “coletânea de dados socioculturais”.

Bahia conta que deixou de ser adepto dos rascunhos e faz os textos à caneta na lauda oficial da prova, por conta do grande número de questões objetivas cobradas pelo Enem. (Confira a reportagem completa).

"Com a prática, já defini quais conjunções uso em cada parágrafo e como desenvolver. Listar conjunções é uma boa dica, além de formar na mente uma coletânea de dados socioculturais, que reúne citações de filósofos, citações de cientistas, estatísticas. Para qualquer tema cobrado, tenho pelo menos duas opções”, explica.

André Bahia estudava uma média de cinco horas por dia, além do tempo que ficava na escola — Foto: André Bahia/ Arquivo pessoal

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!