Por g1 SP e TV Globo — São Paulo


SP recebe 6º Encontro Mundial de Juventude

SP recebe 6º Encontro Mundial de Juventude

A cidade de São Paulo é palco do 6º Encontro Mundial da Juventude, o primeiro em território brasileiro, iniciado nesta segunda-feira (23) e que segue até quinta (26). Cerca de cem jovens, de mais de 25 países, participam do evento na Zona Oeste da capital que visa promover reflexões e trocas de experiências sobre o mundo atual.

O foco do debate desta edição, que acontece no Clube Hebraica, é a educação como a ferramenta mais poderosa para a construção de um mundo diverso, respeitoso e pacífico.

Nos quatro dias de programação, os participantes poderão aprender sobre respeito às diversidades, combate aos discursos de ódio, preservação do meio ambiente, manutenção dos direitos humanos, formas de uso e apropriação das tecnologias, entre outros tópicos.

6º Encontro Mundial da Juventude — Foto: Reprodução/TV Globo

Duas instituições são responsáveis por organizar o evento. Uma delas é a Scholas Ocurrentes, um movimento juvenil em favor da educação que foi criado pelo Papa Francisco. A outra é a Organização, Reconstrução e Trabalho (ORT), fundada na Rússia com o objetivo de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade.

"Eu espero aprender como ser acolhedora com todos ao meu redor, sejam pessoas de línguas, religiões ou tradições diferentes. Ter um senso de comunidade com aqueles em meu entorno", disse a sul-africana Rebecca Jellin.

A jovem, de 15 anos, relatou que espera utilizar tais aprendizados na vida adulta, quando já puder votar, para construir uma sociedade com menos julgamentos e mais aceitação das diferenças.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!