Por G1


Encceja fornece certificação de conclusão dos ensinos fundamental e médio para quem quer retomar os estudos — Foto: Ana Paula Lins/Seduc

A edição de 2018 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) já passou a marca de 1,5 milhão de inscritos. Segundo balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até as 14h desta sexta-feira (27) o sistema registrava 1.500.121 candidatos inscritos.

O Encceja é indicado para quem não concluiu os estudos no tempo regular poder tirar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.

As inscrições terminam às 23h59 desta sexta (27) pelo endereço http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja, e as provas estão marcadas para 5 de agosto.

A partir da próxima segunda (30) e até 4 de maio os candidatos inscritos poderão solicitar o atendimento por nome social.

Quem pode fazer o Encceja?

Quem tiver pelo menos 15 anos completos na data do exame (5 de agosto) pode se inscrever para o Encceja do ensino fundamental. Já quem quer o certificado do ensino médio na idade regular precisa ter pelo menos 18 anos completos.

Do total de candidatos até a tarde desta sexta, 1.192.897 se inscreveram buscando o certificado de conclusão do ensino médio, e 307.221 vão tentar a certificação do ensino fundamental.

As inscrições são gratuitas e, dependendo da nota dos candidatos em cada uma das provas objetivas e da redação, será possível tirar o certificado de conclusão ou uma declaração parcial de proficiência em uma ou mais provas.

Calendário do Encceja 2018

O Encceja Nacional terá provas em 5 de agosto e o Encceja Exterior, em 16 de setembro. As edições direcionadas a adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (PPL) serão realizadas em setembro.

Enquanto o Encceja Exterior PPL terá as provas aplicadas entre 17 e 21, o Encceja Nacional PPL será realizado em 18 e 19.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você