Por G1 Piracicaba e Região


As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2019 começam nesta segunda-feira (20) e seguem até 31 de maio. Na região, três cidades vão receber as provas: Piracicaba (SP), Limeira e Santa Bárbara d'Oeste. O exame será aplicado em 25 de agosto e a participação é gratuita.

As inscrições devem ser feitas pelo site do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza materiais para que os candidatos se preparem para as provas.

O Encceja é feito por jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade prevista. Só pode fazer a prova para obter a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental os estudantes com no mínimo 15 anos completos.

Já o certificado do Ensino Médio é destinado a adultos com 18 anos completos. A data base é a de realização do exame. O Encceja tem quatro provas objetivas com 30 questões cada, além de uma redação.

Três cidades da região vão receber as provas: Piracicaba, Limeira e Santa Bárbara d'Oeste — Foto: Sérgio Rodrigues / G1 AM

Dois documentos possíveis

O Encceja pode emitir dois documentos diferentes de acordo com a nota do candidato. Um é a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio para quem atingir a nota mínima.

O outro, a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!