Amazônia Que Eu quero

Por g1 AC — Rio Branco


Comitê do Fórum de Empreendedorismo apresentou dez soluções — Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Estimular o empreendedorismo entre os alunos e oferecer capacitação em empreendedorismo inovador para os professores dos ensinos médio e superior estão entre as dez propostas apresentadas pelo Comitê de especialistas do 4º Fórum da plataforma Amazônia Que eu Quero.

LEIA MAIS

O fórum foi realizado no dia 20 de maio deste ano e abordou principalmente os desafios para empreendedores da região Norte do Brasil. O evento faz parte da série de cinco fóruns previstos para a edição 'Caminhos da democracia', este ano.

Entre as soluções apresentadas está também incluir na matriz curricular obrigatória das universidades e cursos técnicos a matéria de empreendedorismo inovador.

As propostas envolvem principalmente o apoio dos governos estadual e federal as micro e nano empresas na região norte do Brasil.

Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), os sete estados do Norte do país concentram a maior taxa empreendedora nacional com 34,2% dos habitantes da região entre 18 e 64 anos envolvidos em empreendimentos próprios, por isso, as dez propostas sugeridas por especialistas da região englobam a importância de incentivos voltados a esse público.

Confira as 10 propostas:

  1. Incluir na matriz curricular obrigatória das universidades e cursos técnicos a matéria de empreendedorismo inovador com conteúdo aprofundado e aulas práticas de desenvolvimento de negócios.
  2. Oferecer capacitação em empreendedorismo inovador para os professores dos ensinos médio e superior, por área de ensino (ex: engenharias, saúde, educação), para que eles possam aplicar a disciplina em sala de aula.
  3. Investir em programas de incentivo ao empreendedor universitário, trazendo às empresas para a academia possibilitando suporte aos novos negócios.
  4. Criar um programa de educação empreendedora, para estudantes do nível médio, com conteúdo voltado para o desenvolvimento de competências e soft skills relacionados ao empreendedorismo.
  5. Investir em bolsas de iniciação empreendedoras dentro das universidades da Amazônia, com remuneração e aceleração de negócios.
  6. Investir em programas com foco no primeiro emprego conectando as empresas às universidades.
  7. Trabalhar as linhas de créditos e gestão de negócios para nano e pequenos empreendedores.
  8. Categorizar, junto ao Sebrae, os negócios através do nível de maturidade, propondo soluções e alternativas para as médias e grandes empresas já consolidadas que necessitam de acompanhamento para se manterem competitivas.
  9. Criar, via Ministério da Educação, um projeto de capacitação integrado para os níveis de gestão e operação da cadeia de ensino para trabalhar o empreendedorismo desde a base. A ideia é fomentar fóruns de discussão e executivos utilizando a tecnologia para a integração.
  10. Incentivar programas de fomento ao empreendedorismo através de bolsa remunerada para período inicial de estruturação e desenvolvimento do negócio, nos moldes do Programa Inova Amazônia.

Sobre a plataforma 'Amazônia Que Eu Quero'

A região mais verde do planeta e os amazônidas demandam a discussão de assuntos que são fundamentais e que nem sempre estão presentes no pleito político, de modo a gerar ações construtivas para a região em um ano tão determinante para os eleitores. A Fundação Rede Amazônica (FRAM), braço institucional do Grupo Rede Amazônica, lançou em 2021 a plataforma Amazônia Que Eu Quero, e te chama à reflexão: Qual a Amazônia que você quer para o futuro?

A Plataforma Amazônia Que Eu Quero busca incentivar uma ação democrática que leve a população a exigir seus direitos junto aos representantes legais, elevando o nível de comprometimento e de atuação dos gestores públicos. Tal dinâmica possibilita o amadurecimento do senso crítico na escolha dos candidatos, a capacidade de análise da população e o voto consciente, levando a uma melhoria do processo democrático da região Amazônica.

Estão sendo realizados painéis, fóruns de debates on-line e ações presenciais para discussão e engajamento da população nos 5 Estados da Amazônia - Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!