Por G1 SC


Todas as crianças de 4 a 5 anos precisam estar matriculadas na pré-escola, segundo Plano Nacional de Educação — Foto: Zaqueu Proença

Em Santa Catarina, 75,25% dos municípios não cumpriram a meta do Plano Nacional de Educação de ter matriculadas na pré-escola todas as crianças de 4 a 5 anos de idade. Os dados são de relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgado nesta segunda-feira (29). A maioria das cidades também não conseguiu alcançar a meta de ter 50% das crianças de 0 a 3 anos em creches.

Municípios de SC que cumpriram meta de ter todas as crianças de 4 a 5 anos matriculadas na pré-escola
Fonte: TCE

Os dados se referem a 2018. Segundo o Plano Nacional de Educação, a universalização da pré-escola para crianças de 4 a 5 anos deveria ocorrer até 2016.

Para as de 0 a 3 anos, o prazo da meta do mínimo de 50% é junho de 2024. De acordo com o relatório do TCE, 52,20% dos municípios catarinenses não atingiram essa objetivo em 2018.

Municípios de SC que atingiram meta de ter mínimo de 50% das crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches
Fonte: TCE

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que é dever dos pais matricular os filhos na educação básica a partir dos 4 anos de idade. Caso isso seja descumprido, os responsáveis podem ser multados, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Segundo o TCE, o resultado desse monitoramento estará em relatórios técnicos que serão considerados na análise das contas do exercício financeiro de 2018, que será feita até o fim deste ano. Os dados também estarão disponíveis às Câmaras Municipais para que possam acompanhar as ações das prefeituras no cumprimento de metas do Plano Nacional de Educação.

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!