Brasil

Em reunião com secretários, ministro diz que por enquanto não fará mudanças na equipe do MEC

Carlos Decotelli tentou tranquilizar segundo escalão da pasta
Assinatura do Termo de Posse do senhor Carlos Alberto Decotelli, Ministro da Educação Foto: Marcos Correa / Agência O Globo
Assinatura do Termo de Posse do senhor Carlos Alberto Decotelli, Ministro da Educação Foto: Marcos Correa / Agência O Globo

BRASÍLIA— Após ser anunciado como o novo ministro da Educação, Carlos Decotelli reuniu-se na tarde de quinta-feira com o segundo escalão do Ministério da Educação (MEC) para tranquilizar os secretários a respeito de mudanças na pasta. Decotelli informou que, inicialmente, deve manter a equipe atual de secretários, incluindo o Executivo da pasta, Antônio Vogel.

Além dos secretários do MEC, o atual presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, também participou do encontro que durou cerca de duas horas.

Análise: Bolsonaro acena com trégua no MEC, mas até quando?

Apesar de sinalizar que pretende manter a equipe, Decotelli não informou até quando, e interlocutores afirmam que o ministro pode fazer alguma alteração após sua posse. Um dos que têm mais segurança à frente de suas funções, segundo fontes, é o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim. Ligado à ala ideológica do governo, a avaliação é de que a presença de Nadalim na pasta é melhor do que o eventual problema que causaria sua saída. O secretário é próximo do ex-ministro Abraham Weintraub e chegou a ser cotado para ocupar o cargo à frente do MEC.

Leia: 'Não tenho nem preparação para fazer discussão ideológica, minha função é técnica", diz novo ministro da Educação

A permanência do secretário executivo, Antônio Vogel, também foi considerada importante por ser um bom gestor e se tratar de uma pessoa que conhece a máquina pública, que está no MEC há bastante tempo. Vogel inclusive teria sido o responsável por convidar Alexandre Lopes para a reunião.

A proximidade com o secretário executivo inclusive é um dos pontos que depõem a favor de Lopes para permanecer à frente do Inep. Na reunião com o ministro, o presidente da autarquia falou sobre a importância de se debruçar sobre questões como o Enem e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Decotelli : Ministro 'precisa morar no MEC para sanar feridas deixadas por Weintraub', diz Mozart Ramos

Fontes ligadas ao Inep ouvidas pelo GLOBO relataram que após a reunião no MEC, Lopes conversou com sua equipe no Instituto e tranquilizou seus funcionários. A avaliação do presidente do órgão foi de que embora tudo possa mudar a qualquer momento, seu trabalho à frente da autarquia e seu bom relacionamento com a União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) são pontos positivos.

Reunião com estados e municípios

A intenção do novo ministro de abrir frentes de diálogo com secretários municipais e estaduais já vem surtindo efeito. Na tarde desta sexta-feira, a Secretária de Educação Básica do MEC, Ilona Becskeházy, e o secretário de alfabetização, Carlos Nadalim, realizam reunião com representantes da Undime e do Consed para discutir os programas do governo para a educação básica. A comissão será uma "instância permanence de negociação" do MEC com os gestores de outras esferas de governo.

Os representantes municipais e estaduais ainda não se encontraram com o novo ministro após sua nomeação para o cargo. A Undime enviou uma carta de boas vindas a Decotelli, mas, assim como o Consed, ainda não solicitou agenda com o ministro. Ambas as instituições aguardam a posse do gestor.