Brasil Brasília

MEC cita informação que órgão responsável desconhece

Ministério diz querer atingir nota 5,59 no 'Ideb Sintético', mas instituto responsável por esse tipo de parâmetro não sabe o que é esse indicador
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Foto: Reprodução TV Globo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Foto: Reprodução TV Globo

BRASÍLIA - O Plano Plurianual (PPA) apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) para a Comissão Externa de acompanhamento dos trabalhos do órgão na Câmara trouxe um indicador que o próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionas Anísio Teixeira (Inep), responsável por avaliar a educação brasileira, desconhece.

Em resposta a questionamentos da Comissão, o MEC mencionou como meta agingir nota 5,59 no "Ideb Sintético", mas o parâmetro não é reconhecido pelo Inep, que calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em um documento encaminhado pelo Inep à comissão, ao qual o GLOBO teve acesso, o órgão afirma que não sabe de forma objetiva quais são os indicadores propostos pelo MEC para avaliar o PPA.

"Não está claro nem o que estão reportando como 'Ideb Sintético'. Esse não é um indicador calculado por nós", diz o texto com o esclarecimento enviado pelo Inep à Comissão.

Ao longo do texto, o Inep explica como é composto o cálculo do Ideb e esclarece que "há três métricas específicas calculadas para as agregações Brasil, regiões, estados, municípios e escolas e não um 'Ideb sintético'."

O Inep afirma ainda que para conseguir avaliar a adequação da proposta do MEC precisaria ter acesso aos indicadores para acompanhamento das metas do PPA.

O MEC foi procurado, mas ainda não respondeu.