publicado dia 20/03/2023

Em livro, professores compartilham a experiência de construir uma educação antirracista

por

Em uma conversa de professor para professor, o livro gratuito Construindo uma Educação Antirracista – Reflexões, afetos e experiências, da Editora CRV, apresenta uma série de artigos sobre a educação antirracista na prática.

Leia + A escuta é o primeiro passo para implementar a Lei 10.639 na escola, dizem professoras

“Para além da denúncia do racismo, precisamos anunciar modos de existir antirracistas. E, como nos ensina o ideograma da Sankofa, retornar ao passado (distante ou próximo) para (re)significar o presente e construir, a cada dia, modos de educar racialmente equitativos, inclusivos e democráticos”, diz um trecho da obra.

O livro é fruto da construção de uma educação antirracista na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (MG). O projeto foi contemplado em 2020 pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).

Ancorado em leis como a 10.639/2003 e a 11.645/2008, que instituíram a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana, afrobrasileira e indígena em todas as escolas do país, a obra apresenta os caminhos trilhados para decolonizar a instituição escolar e o currículo.

O que o livro apresenta

Na obra, professores e professoras escreveram 30 artigos para compartilhar a trajetória de promover a educação antirracista na escola, um processo que nunca pode ser dado por concluído, mas deve permanecer em contínuo movimento.

Nos relatos dos educadores, eles apontam a impossibilidade de separar experiência, afeto e reflexão nessa construção. “Educar é um ato político, constituído de afetividade e reflexão”, diz o prefácio da obra.

Outro campo fundamental é o território. Assim, estabelecem diálogos com autoras e autores de várias regiões do Brasil, ecoando vozes das comunidades acadêmica, artística, congadeira e iorubá.

“Pensar em educação antirracista é assumir a contramão dos movimentos de exclusão e violência, compreender as marcas coloniais que persistem, com força, no cotidiano contemporâneo e atuar por sua superação”, afirma a obra.

Para acessar o livro, basta cadastrar-se no site da Editora CRV e baixar a obra gratuitamente.

“Que planta é essa, professora?” Escola pública promove etnobotânica e decolonialidade no ensino das Ciências

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.