Por Gledson Albano, G1 AC — Rio Branco


Em Cruzeiro do Sul, professora lança livro para motivar alunos a criarem o gosto pela lei

Em Cruzeiro do Sul, professora lança livro para motivar alunos a criarem o gosto pela lei

Mergulhar nas páginas de um livro pode ser uma verdadeira aventura e possibilita inúmeras viagens. Foi pensando nesta motivação e também com o intuito de incentivar os alunos à escrita quanto à leitura, que a professora Cibele Clemente resolveu lançar seu primeiro livro de poesias.

Cibele é professora da rede estadual de ensino de Cruzeiro do Sul, no interior do estado, e, após dez anos de muitas poesias escritas, ela lança o livro 'Semeando Poesia' que aborda temas como as emoções humanas, religiosidade, Amazônia e também faz homenagem ao Vale do Juruá.

"A leitura é sempre boa para todas as esferas da nossa vida. A principal ferramenta para adquirir conhecimento é a leitura. Espero que através desse livro, mais pessoas possam se sentir incentivadas a escreverem, porque na nossa cidade temos muitos talentos", disse a professora sobre a ideia do incentivo.

Lecionando em um escola de ensino médio, a professora quer mostrar outro mundo aos alunos, além de realizar o próprio sonho de ver suas produções sendo publicadas.

"Um livro é uma viagem que nós fazemos. Nós adentramos em outro universo. E é uma viagem barata, não tem custo elevado, a gente não precisa sair do nosso ambiente geográfico. É uma viagem prazerosa e que nós conhecemos tantos personagens, tantos cenários, enredos, histórias e temas através da leitura", comenta a professora.

Professora lança livro para incentivar escrita e leitura de alunos — Foto: Reprodução Rede Amazônica

Para a professora, a vivência da sala de aula, a experiência com os alunos e o o lançamento do livro foi a realização de um sonho. Agora, ela quer lançar pelo menos mais dois livros, até o final de 2020.

Além disso, a professora conta que o livro é uma obra de identificação, e que as poesias escritas acabam evidenciando ou mostrando semelhança com as experiências das pessoas.

"A pessoa vai encontrar vários temas importantes e acredito que, pelo menos com duas ou três poesias, cada pessoa que ler, vai se identificar. E é um sonho realizado porque todo mundo que escreve, um dia sonha em publicar seus livros", conclui.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!