Topo

Reinaldo Azevedo

Em crise interna, MEC tem programas de educação básica paralisados

Reinaldo Azevedo

22/03/2019 14h00

Em meio à crise interna do Ministério da Educação (MEC), que afastou ontem a terceira secretária-executiva em apenas dez dias, uma série de programas voltados ao ensino básico estão travados.

Os projetos atingidos pela paralisia na pasta, executados em parceria com estados e municípios, envolvem principalmente a elaboração de currículos, apoio à alfabetização e ações voltadas a adolescentes. O impacto já é sentido pelas redes de ensino, que iniciaram há mais de um mês o ano letivo e continuam sem saber o futuro das iniciativas que vinham tocando.

A estagnação do Programa Nacional de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) foi indicada em ofício do MEC enviado aos secretários estaduais e dirigentes municipais de Educação em fevereiro.

No documento, obtido pelo GLOBO, a pasta informa ter ciência de que bolsas no âmbito do projeto devem continuar a ser pagas em 2019, mas coloca em suspenso a continuidade do projeto.

"Cumpre informar que os programas em execução neste ministério encontram-se sob análise da gestão atual, especialmente no que tange à possibilidades e às restrições orçamentárias para o exercício de 2019", diz o ofício da Secretaria de Educação Básica da pasta. (…)

Em O Globo.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.