Rio

Em crise e sem poder realizar concurso, prefeitura cria programa para voluntários darem aulas de reforço

Um deles é de apoio nas matérias português e matemática
Escola da rede municipal de ensino: prefeitura cria programa para voluntários Foto: Maria Isabel Oliveira em 06/02/2020 / Agência O Globo
Escola da rede municipal de ensino: prefeitura cria programa para voluntários Foto: Maria Isabel Oliveira em 06/02/2020 / Agência O Globo

RIO — A prefeitura do Rio criou dois programas para chamar voluntários a trabalharem nas escolas do município. O Programa Estratégico de Aprendizagem Carioca (Peac) procura quem possa dar 20 horas de aulas semanais de reforço escolar em português e matemática. Já o Programa de Assistência Inclusiva (PAI) busca pessoas para trabalharem com alunos da Educação Especial. Os programas foram anunciados ao mesmo tempo em que o Tribunal de Contas do Município apontou que a gestão Crivella estourou o limite de gastos com pessoal em 2019 .

Museu escola : Prefeitura vai investir na Escola do Olhar, do MAR

Com isso, a administração não pode realizar concursos, nem reajustar salários. Além disso, terá principalmente que reduzir despesas com cargos em comissão em pelo menos 20% nos dois quadrimestres seguintes.

As regras do Peac foram divulgadas no Diário Oficial nesta quinta-feira. São duas categorias de "parceiros": os qualificados e habilitados. Há previsão ainda de uma ajuda de custos, mas não foi divulgado o valor.

O primeiro grupo será responsável pelas aulas de reforço e será restrito apenas para quem cursa o Ensino Médio em Formação de Professores e graduação em Pedagogia ou Licenciaturas. Segundo o texto, eles deverão "empregar, preferencialmente, tecnologias metodologias complementares, diferentemente às já empregadas pelos professores".

Habitação: Projeto de casas para professores estabelece novas regras também para terrenos perto de Rio das Pedras

Já os habilitados não possuem nenhuma restrição de área de formação e só precisam apresentar currículo que conste experiência na área que pretende atuar. Eles executarão as atividades tecnológicas, recreativas, artísticas e culturais.

Ainda serão responsabilidade voluntários produzir relatórios mensais das atividades desenvolvidas e entregar à Equipe Gestora das Unidades.

O programa, se for bem recebido pelos atuais estudantes de licenciatura, deve aliviar a carga horária dos professores da rede municipal. Segundo o texto publicado no D.O, o programa tem como objetivo garantir o cumprimento da reserva de 1/3 da carga horária para os professores conseguirem planejar suas aulas.

Programa de Assistência Inclusiva será aberto a familiares

O PAI será aberto para todos, inclusive familiares dos alunos. O GLOBO apurou que a intenção é aliviar a sobrecarga de trabalho que atinge os profissionais da Educação Especial do município do Rio. A própria Secretaria Municipal de Educação (SME) admitiu, por meio de nota, que o programa foi criado "devido ao aumento de alunos na Educação Especial". Ainda não se sabe quantas pessoas serão recrutadas e está previsto um auxílio de R$ 480 para os voluntários. Segundo a SME, os selecionados passarão por uma capacitação do Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA).

Investigação: Entenda a operação do MP que mira 'QG da Propina' no governo Crivella

Em um email obtido pelo GLOBO enviado por Katia Nunes, gestora do IHA, para os diretores das escolas, os voluntários poderão ser indicados:

"Os gestores das Unidades Escolares poderão indicar pessoas interessadas em atuar aos alunos público-alvo da Educação Especial, contribuindo no processo colaborativo da Inclusão", diz o comunicado.

De acordo com a SME, os voluntários "não serão responsáveis por acompanhar os alunos da Educação Especial no dia a dia da escola e farão parte do grupo de apoio".

A rede possui quase dois mil estagiários que acompanham diariamente os alunos que necessitam. Alguns estagiários, que não quiseram ser identificar, contaram ao GLOBO que estão há dois meses sem receber a bolsa-auxílio de R$ 650. A SME porém negou que tenha atraso, afirmou ter tido neste mês "problemas técnicos no empenho da verba" e que as bolsas serão regularizadas na próxima semana.