Por G1 Santarém


A integração entre família, escola e polícia é a base para o desenvolvimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) desenvolvido pela Polícia Militar em vários municípios do país. O objetivo do programa é orientar e prevenir através de ações educacionais quanto às consequências que as drogas podem causar na vida das pessoas. Em Santarém, 22 mil crianças e adolescentes já foram formados em 12 anos de atuação do projeto. No total, no oeste paraense, foram formados pouco mais de 30 mil alunos.

Formatura geral da 21ª turma do Proerd em Santarém — Foto: CPR1/Divulgação

O programa é desenvolvido em instituições de ensino das redes municipal, estadual e particular e consiste em disciplinas inseridas na grade das escolas participantes de Santarém, Oriximiná, Terra Santa, Juruti, Monte Alegre, Prainha, Óbidos e Belterra. O conteúdo é ministrado por policiais treinados.

Neste primeiro semestre de 2017 as escolas atendidas no município foram: Ester Ferreira, Princesa Isabel, São Francisco de Assis, Santo André e Eloína Colares. Ao todo, 2.094 alunos se formaram na 21ª turma. A cerimônia geral ocorreu no dia 21 de junho na Igreja da Paz Central, mas cada escola participante terá solenidade específica. Confira as datas abaixo:

Escola Municipal Eloína Colares - bairro Ipanema

  • Formatura: 26 de junho, às 16h

Escola Municipal Princesa Isabel - bairro Nova República

  • Formatura: 27 de junho, às 9h

Escola Municipal São Francisco de Assis - bairro São Francisco

  • Formatura: 27 de junho, às 16h

Escola Municipal Santo André - bairro Santo André

  • Formatura: 28 de junho, às 16h

Escola Municipal Ester Ferreira - bairro Vitória Régia

  • Formatura: 29 de junho, às 16h

Para o comandante regional de policiamento, coronel Héldson Tomaso, após a formação os alunos têm um papel importante na sociedade. “Além do conhecimento para resistir ao contato com as drogas, eles se tornam multiplicadores dessas informações para os colegas, para a casa, a família. A gente passa o que a droga traz de malefícios para a pessoa e elas projetam, e isso fica claro na mente delas”, disse.

Formatura geral da 21ª turma do Proerd ocorreu na quarta-feira — Foto: CPR1/Divulgação

Belterra

O último município que recebeu o Proerd foi Belterra. A implantação ocorreu no início de 2017. As escolas municipais contempladas foram: Vitalina Mota, Darcy Vargas, Sagrada Família, Waldemar Maués e Manoel Garcia. A cerimônia de formatura dos 275 alunos da primeira turma será nesta sexta-feira (23) no ginásio da Escola Municipal Waldemar Maués, no bairro Jurubeba.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1