Papo de Responsa

Espaço de debate para temas emergentes da agenda socioambiental

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Papo de Responsa

Eleições são tempo de despertar

Experiências bem-sucedidas no sertão da Paraíba dependem de políticas públicas e de pessoas compromissadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

José Dias

Formado em ciências econômicas, é coordenador e captador de recursos do Centro de Educação Popular e Formação Social (Cepfs). É empreendedor social da Ashoka e da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

Vivemos um momento de tomada de decisão. São ofertados caminhos com horizontes diversos. Se quisermos a defesa da democracia e a construção de caminhos seguros para políticas públicas que restabeleçam a dignidade de populações marginalizadas, devemos aproveitar o momento para conhecer melhor quem se apresenta aos cargos públicos no Executivo.

Por isso, é importante conhecer a trajetória de vida, de testemunho, no âmbito profissional, nos aspectos sociopolíticos, culturais e ambientais de cada um deles. Não basta ouvir as propostas que apresentam.

Urnas eletrônicas são preparadas para eleições de primeiro turno em todo o país
Urnas eletrônicas são preparadas para eleições de primeiro turno em todo o país - Rivaldo Gomes/Folhapress

Precisamos ter clareza e segurança do que cada um defende. Para isso, podemos confrontar suas ideias e propostas com o que têm feito no âmbito público e em suas trajetórias de vida.

No caso de reeleição, é preciso avaliar atitudes no período em que governa. Estão a serviço do povo mais sofrido? Se apresentaram como defensores, mas não corresponderam? E agora, como se apresentam? Como explicam seu comportamento?

Realmente houve mudanças de pensamento que se converterão em novas atitudes ou é mais uma estratégia de campanha para conquistar o voto da maioria?

Há candidatos que defendem o agronegócio como segmento que coloca alimentos na mesa do povo brasileiro. Isso não é verdade: quem coloca alimentos na mesa é a agricultura familiar.

Esse segmento da economia, desenvolvido por grandes e médios produtores, registra importante contribuição ao desenvolvimento do país a partir da exportação, com influência no PIB e no equilíbrio da balança comercial, mas não para a segurança e soberania alimentar.

O resgate de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia requer que pessoas compromissadas com essas propostas de desenvolvimento possam ser eleitas ou reeleitas. Não podemos desperdiçar essa oportunidade.

O Centro de Educação Popular e Formação Social (Cepfs) atua há 37 anos no semiárido da Paraíba. Seu trabalho é referência para políticas públicas dignas de convivência com as adversidades do clima nas diversas regiões do país.

Entre os principais impactos da ação do Cepfs estão a implantação de 989 cisternas para captação de água de chuva para a produção de alimentos saudáveis. Isso significa 989 famílias e 4.551 pessoas com melhores condições para produzir.

Além disso, 1.401 famílias e 6.305 pessoas foram beneficiadas com cisternas para captação de água de chuva para consumo humano e outras 449 famílias e 2.634 pessoas receberam hortas orgânicas em seus quintais, com condições melhores para produção de alimentos saudáveis.

Entre outras ações estão os 30 bancos de sementes comunitários que ajudam 2.430 pessoas a ter melhores condições de armazenamento e compartilhamento de sementes crioulas para plantio no tempo certo.

Os fundos rotativos solidários, que são 38, apoiam 4.847 com administração de recursos e microcrédito. Entre 2003 e 2021, foram mais de R$ 900 mil movimentados.

Mais de cem agricultores no sertão da Paraíba produzem de forma agroecológica, gerando vidas e renda sustentável na região. A ampliação dessas experiências depende de políticas públicas.

Isso requer que pessoas comprometidas com essas iniciativas sejam eleitas. Pense e reflita sobre essa grande oportunidade ofertada pelas eleições nos cargos do Executivo. Não desperdice seu voto no segundo turno.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.