Por G1 Sorocaba e Jundiaí


Os interessados em se matricular no EJA devem levar documentos — Foto: Divulgação

O Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) a distância do Centro Paula Souza está com as inscrições abertas em três cidades da região de Sorocaba (SP) e Jundiaí (SP).

Quem mora em Jundiaí e quer se matricular no curso, que é gratuito e sem necessidade de processo seletivo, devem enviar a documentação por correio até dia 30 de junho. As aulas são totalmente online.

O curso completo tem duração mínima de três semestres. O material didático é composto por vídeos e apostilas à disposição do aluno no ambiente virtual de aprendizagem. Apenas os exames finais de cada série são presenciais. As provas são aplicadas em três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs): São Paulo (Capital), Bento Quirino (Campinas) e Fernando Prestes (Sorocaba).

Para fazer o curso, o interessado deve ter mais de 18 anos, apresentar certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou comprovante de conclusão da série cursada do Ensino Médio para ingresso no módulo seguinte. Não há limite de vagas.

Mais informações sobre a matrícula em Jundiaí basta ligar para (11) 4587-3093, ramal 208, ou ir até a Etec Vasco Antônio Venchiarutti, que fica na Avenida Engenheiro Tasso Pinheiro, 700, Terra Nova.

Itu

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Itu abriu matrículas para alunos novos do 2º semestre da EJA. As inscrições, que ocorrem de 15 de maio a 10 de junho, são para 1ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e para o 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Interessados devem efetuar suas matrículas na EJA "Maria da Gloria" Unidade I, na Rua Domingos Fernandes, 56, Centro, ou na EJA "Maria da Gloria" Unidade II, na Rua Acácio Honório, 100, Parque Jardim das Rosas, das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 19h às 22h.

Outra opção é a EJA "Vila Martins", na Rua Aníbal Garcia Adjute, 51, Vila Martins, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

No ato da matrícula é preciso entregar cópia do RG original, cópia do comprovante de endereço, cópia do Título de Eleitor, cópia de Reservista, cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, 2 fotos (3×4), original do Histórico Escolar, cópia do Atestado de Trabalho ou Carteira Profissional, CPF e cópia do espelho do carnê do IPTU.

Sorocaba

O Programa EJA tem inscrições abertas ininterruptamente, durante todo o ano letivo municipal em Sorocaba. De acordo com a Secretaria de Educação, os interessados devem ter no mínimo 14 anos completos e as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, em uma das 12 escolas onde o curso já é oferecido (veja lista abaixo) ou em qualquer uma das outras unidades da rede pública municipal.

Em seguida, a secretaria encaminha o aluno para a escola mais próxima de sua residência. Para fazer a inscrição é necessário levar o RG ou a Certidão de Nascimento. Casados devem levar também a Certidão de Casamento. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 19h15 às 21h30.

Veja as escolas em que o EJA é oferecido em Sorocaba:

EM Ary de Oliveira Seabra - Rua Juvenal de Paula Souza, 285, Novo Cajuru

EM Darlene Devasto - Rua Ary Anunciato, 208, Jardim Atílio Silvano

EM Éden - Rua Salvador Leite Marques, 1010, Éden

EM Irineu Leister - Rua Odete Nanci Giraldi, 67, Jardim Ipiranga

EM Léa Edy Alonso Saliba - Rua Miguel Stefan, s/nº, Jardim Marcelo Augusto

EM Maria de L. Ayres de Moraes - Rua Vicente Miranda, 300, Santa Marina

EM Maria Ignez Figueiredo Deluno - Rua Rubens Pelline, 156, Mineirão

EM Milton Leite Oliveira - Rua Antonio Moreira Alves, 248, Brigadeiro Tobias

EM Profa. Inês Rodriguês Cesarotti - Rua Maria Moreno Trujiliano, 601, Jardim Bonsucesso

EM Tereza Ciambelli Gianini - Avenida Rio Claro, 350, Nova Sorocaba

EM Ronaldo Campos de Arruda - Rua Luiz Almeida Marins, 275, Nova Aparecidinha

CEI 28 - Rauldinéia Esteves Machado, vinculada a E.M. Edward Frufru Marciano da Silva - Rua Alcíno Oliveira Rosa, 267 - Parque São Bento

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1