Por G1 RN


Natal recebe nesta quinta (21) e sexta-feira (22) o XVII Fórum da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte. O evento reúne cerca de 350 pessoas, entre elas dirigentes, técnicos em educação, equipes das Diretorias Regionais de Educação (Direc’s), autoridades e instituições ligadas à educação. Durante o Fórum, acontece a adesão do Governo do RN ao 'Busca Ativa Escolar', plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O fórum - que acontece a cada dois anos - traz como tema “Políticas e práticas que fortalecem o regime de colaboração: Educação de hoje e do futuro”. Durante o fórum serão realizadas palestras, oficinas e mesas redondas, onde o ponto central será a discussão e aperfeiçoamento da educação no estado potiguar.

Segundo o presidente da Undime e dirigente municipal de Educação de Monte Alegre Alexandre Soares, o evento é importante na construção e consolidação das políticas públicas ligadas a educação, alinhando as ações entre Estado e municípios. “Temos reiterado com o governo e várias instituições a importante das ações intersetoriais. Só conseguiremos avançar quando todos os setores estiveram alinhados, não só a iniciativa pública, como também a privada. Para tanto, a Undime se coloca a disposição e chama a todos a unir forças e defender a educação com qualidade social”, disse.

Adesão ao Busca Ativa Escolar

O termo de adesão entre o Governo do Rio Grande do Norte e UNICEF será firmado para o combate ao abandono e evasão escolar dos estudantes potiguares. Segundo dados do Censo Escolar, o Brasil tem hoje 3.846.109 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, fora da escola; no Rio Grande do Norte esse número é de 58.643 na mesma faixa de idade.

"A adesão do governo estadual à Busca Ativa Escolar é um grande passo para garantir que cada criança tenha seu direito à educação respeitado. Esperamos que a adesão estadual incentive os municípios potiguares a fazerem o mesmo. As aulas já começaram e muitas crianças ainda não estão na escola. Fora da escola, não pode! Lugar de criança é na educação!", diz Verônica Bezerra, especialista em educação do UNICEF no Brasil. O prazo para a adesão à iniciativa é 31 de março de 2019.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

Serviço

  • O que? XVII Fórum Estadual da UNDIME/RN, que tem como tema: “Políticas e práticas que fortalecem o regime de colaboração: Educação de hoje e do futuro”.
  • Quando? 21 e 22 de março
  • Que horário? 7 às 18h
  • Onde? Auditório Morton Mariz - Centro de Convenções em Natal, Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, 6664-6704 - Ponta Negra, Natal - RN, 59090-002.

XVII Fórum da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte acontece em Natal — Foto: Keyson Cunha/Divulgação

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!