PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Educação que esperança futuro

Dia Internacional da Educação, 24 de janeiro

Por José Barroso Filho
Atualização:

José Barroso Filho. FOTO: ARQUIVO PESSOAL Foto: Estadão

Nos rincões do nosso Brasil, nas localidades mais afastadas, por vezes, sequer existe escola ou professores.

PUBLICIDADE

As dificuldades são inúmeras: falta de unidade metodológica, deficiência de material didático, inexistência de merenda escolar e de bibliotecas.

Segundo ROUSSEAU: "a educação não somente muda as pessoas, mas também a toda a sociedade, pois se trata de educar o cidadão para que ele ajude a forjar uma nova sociedade".

Sobretudo, porque "baixo capital humano (pouca educação) gera baixo capital social (frágeis redes de solidariedade entre os indivíduos) o que explica, em boa parte, por que ainda somos tão desiguais e tão violentos" (GILBERTO DIMENSTEIN).

Fundamental é que possamos implementar um modelo educacional que atenda a estes quatro pilares:

Publicidade

- Aprender a conhecer: estimular a curiosidade;

- Aprender a fazer: favorecendo a experiência;

- Aprender a conviver: incentivando a cooperação e

- Aprender a ser: reforçando o autoconhecimento (UNESCO).

Digo mais...

Publicidade

Saber o porque e o porque saber...

É o que conferirá significância à maior razão de educar é libertar para a construção do futuro.

É a libertadora construção do conhecimento baseada em uma prática inquieta, dialógica, crítica face a uma realidade concreta.

A Educação é único caminho portador de um Futuro de desenvolvimento e realização das nossas potencialidades deve pois, ter absoluta prioridade no Planejamento e Gestão Estratégicos de um projeto que vise o Desenvolvimento Nacional.

A Educação que transborda visto que não se conforma.

Publicidade

A Educação deva propiciar:

- Ampliação da percepção de Mundo;

- Emancipação.

Que pelas lentes da educação poderemos "ler o mundo" e tornar possível o sonho. Afinal... os limites do nosso mundo são os limites do nosso conhecimento.

Assim, ao tratamos de EDUCAÇÃO devemos estimular:

Publicidade

- Significação dos conteúdos;

- Desafios diante da perplexidade que gera curiosidade... da complexidade que nega o determinismo;

- Inquietação;

- Projetos;

- Criatividade.

Publicidade

Vale perceber que nem tudo pode ser medido ou pesado...

Assim...

Uma Educação para as competências

não tem sentido sem

Uma Educação para as sensibilidades.

Publicidade

"É preciso educar para a Esperança"

Zilda Arns

É essencial a Formação do estudante do século XXI para o século XXI... direcionada ao...

- Conhecimento;

- Tirocínio (Capacidade decisória);

Publicidade

- Criatividade;

- Inovação.

Dessa forma, necessário que o Planejamento Estratégico da Educação observe os seguintes pilares:

- Identificação de objetivos.

- Definição de métodos e de metodologias.

Publicidade

- Criação de uma ambiência educacional adequada

e

dentro da ambiência educacional... devamos ressaltar:

- Qualificação e reconhecimento dos professores;

- Qualificação e reconhecimento dos gestores escolares;

- Adequação de meios aos fins.

Valioso construir neste almejado ambiente:

- a superação da ideia de transmissão de informação como atividade estruturante da aula;

- a redefinição do sentido de conteúdo (a partir da distinção entre objeto de conhecimento e objeto de ensino), que se afasta da ideia de conjunto estabilizado de conceitos e se aproxima de um feixe de habilidades especificas;

- a crítica à premissa de que o ensino deve proceder da teoria à prática, isto é, à crença de que sem conhecer os conceitos abstratos o aluno é incapaz de pensar adequadamente sobre situações concreta;

- a afirmação da ideia de que o ensino a partir de situações e problemas concretos permitindo uma melhor compreensão das formulações teóricas necessárias ao enquadramento, à compreensão e à resolução de tais problemas.

Sendo necessário desenvolver...

- Um ambiente colaborativo;

- Uma formação entrelaçada;

- Um currículo integrador;

- Compromisso com a pesquisa;

- Significância da experiência educativa;

- Ligação com o exterior (a vida como ela é) e como decorrência ...

- Transdominialidade;

- Pacto com o Futuro (compromisso: Professor/Aluno - Sociedade/Academia).

Nesse diapasão, os Centros Educacionais possam ser assim estruturados:

- Núcleo pedagógico: envolvendo pesquisa, estudo e definição dos conteúdos e a didática a serem ministrados nos diversos cursos;

- Núcleo de neuroeducação: buscando a utilização das descobertas sobre aprendizagem, memória, linguagem e outras áreas da neurociência para que sendo conhecido o processo de aprendizagem e internalização possamos traçar as estratégias mais adequadas voltadas ao ensino e aprendizagem;

- Laboratório de metodologias ativas aplicadas à criatividade e inovação baseando-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando às condições de solucionar, com sucesso, desafios em diferentes contextos e utilizando processos interativos de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema.

Tal estrutura tem por finalidade precípua fazer com que o aluno construa o conhecimento, partindo de experiências e saberes individuais ou compartilhados, desenvolvendo ao máximo a criatividade e as práticas inovadoras no seu dia a dia.

Providências que indicam que é proveitoso discutir, por exemplo:

- A possibilidade de ampliar para fora da sala de aula o espaço de ensino e os mecanismos necessários para isto (projetos, grupos de pesquisa etc.);

- Os mecanismos necessários para fomentar autonomia e responsabilização dos atores no processo de ensino;

- As relações da pesquisa e extensão com o processo regular de aprendizagem.

"Se você quiser construir um navio, não dê ordens para as pessoas juntarem madeira.

Ao contrário, ensine elas a desejar a imensidão e a infinitude do mar"

Antoine de Saint-Exupéry

A liberdade não pode ser ensinada, mas o voo pode ser estimulado.

Em suma, Coríntios 13:1

"Ainda que falasse as línguas dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria."

É a Amorosidade citada por Paulo Freire.

Ex cordis... a Educação é uma relação de encantamento e de Amor.

*José Barroso Filho é ministro do Superior Tribunal Militar e conselheiro do Conselho Nacional de Educação

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.