Red House
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Por Red House

O maior desafio da educação na atualidade é acompanhar as constantes transformações da sociedade, atendendo às suas demandas, mas sem perder o que faz do aprendizado algo maior que o simples acúmulo de conhecimento. É na construção de habilidades emocionais, de relações interpessoais e no ganho de um olhar global que o estudante de hoje encontra as ferramentas necessárias para posicionar-se diante de um mundo repleto de obstáculos e oportunidades.

Para a escola internacional bilíngue RED HOUSE, o que parece ser uma nova demanda da sociedade já está consolidado em seu currículo e sua metodologia pedagógica. Confiante na contribuição que pode levar a alunos e pais, a escola vai contar, a partir do próximo ano letivo, com mais uma unidade, o campus Villa-Lobos, que já se encontra em período de reserva de vagas.

Localizada na zona oeste de São Paulo, próximo ao parque que leva o mesmo nome, a nova unidade reúne em seus 11 mil metros quadrados o que há de mais moderno em instalações escolares no mundo. O local tem áreas amplas e abertas para a prática de atividades esportivas e pedagógicas, além de espaços que estimulam as interações sociais entre os alunos.

Denise Lam, head of learning leadership da RED HOUSE — Foto: Divulgação
Denise Lam, head of learning leadership da RED HOUSE — Foto: Divulgação

A ideia é que o aprendizado vá muito além das salas de aula. Os estudantes do campus Villa-Lobos contarão com quadras poliesportivas e de areia, pista de atletismo e um ginásio coberto – instalações capazes de abrigar campeonatos e eventos de grande porte.

“Os espaços são também formas de aprender, de promover a interação social, a convivência. Uma escola não se faz só com conteúdos. Acreditamos que o aluno precisa de lugares de encontro e de aprendizagem como parte do processo educativo”, explica Denise Lam, head of learning leadership da RED HOUSE.

De acordo com ela, o currículo da escola compreende “o que ensinar”, “como ensinar” e “como avaliar o aprendizado”, abrangendo conceitos, conteúdos e metodologias de ensino e de avaliação. “Na RED HOUSE a avaliação ocorre de forma contínua e formativa, mediante a captura de evidências de aprendizado que proveem feedback e feedforward para os alunos, pais e responsáveis”, avalia Denise.

Vista aérea 3D do campus Villa-Lobos, em São Paulo — Foto: Divulgação
Vista aérea 3D do campus Villa-Lobos, em São Paulo — Foto: Divulgação

QUALIDADE E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Como todo o conteúdo oferecido pela RED HOUSE é desenvolvido em uma plataforma própria, os alunos têm à disposição um currículo com grande flexibilidade para atender às diferentes necessidades do aprendizado em todas as suas dimensões, facilitando o ensino e a avaliação dos estudantes e dos professores.

“O aprendizado deve ocorrer de forma contínua e independente, sem restrições de tempo e espaço. Essa flexibilidade só é possível mediante o uso de uma plataforma híbrida que integra todo o ecossistema pedagógico. Na RED HOUSE decidimos encarar o desafio de construir uma escola onde o digital integra o físico e o social criando uma escola que é verdadeiramente born digital, e não apenas digitalizada”, explica Jonas Gomes, doutor em matemática, conselheiro e assessor de tecnologias educacionais do grupo.

A simbiose criada pela junção de um currículo próprio com a plataforma de gestão do aprendizado tornou-se essencial, pois permite que as estruturas curriculares e pedagógicas influam na arquitetura da plataforma – e vice-versa. “É difícil adaptar o currículo a uma plataforma de terceiros. Acreditamos que, com a nossa própria ferramenta, podemos garantir a conexão desse espaço a diferentes comunidades de aprendizado”, destaca Michel Lam, fundador e CEO da RED HOUSE.

ESCOLA INTERNACIONAL COM CULTURA BRASILEIRA

O campus Villa-Lobos da RED HOUSE segue o modelo adotado pelas unidades Pacaembu e Higienópolis, também em São Paulo, e será credenciado pelo International Baccalaureate (IB), uma das mais exigentes e reconhecidas certificações internacionais de educação, aceita em escolas e universidades nacionais e estrangeiras.

Vista interna do pátio do projeto da nova unidade Villa-Lobos da RED HOUSE — Foto: Divulgação
Vista interna do pátio do projeto da nova unidade Villa-Lobos da RED HOUSE — Foto: Divulgação

Além de seguir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC), a RED HOUSE adota o programa internacional suíço, que tem uma estrutura escolar baseada nas melhores práticas educacionais do mundo. Nela, o inglês é usado como língua de instrução, mediante a metodologia de biletramento, aquisição simultânea de duas linguagens, desenvolvida pela própria escola. É o que possibilita o aprendizado simultâneo do inglês e do português e, juntamente com outros conteúdos curriculares, cria uma escola que é bilíngue e internacional, mas sem deixar de lado a cultura brasileira.

“Acreditamos que os alunos não devem perder o contato com as raízes. Na RED HOUSE, eles têm a oportunidade de estudar numa escola brasileira que utiliza as melhores práticas educacionais do mundo. Procuramos formar um cidadão do mundo, mas que valoriza a própria cultura”, salienta Denise.

ENTREVISTA - FABRICE BIDAURY

Nascido na França, Fabrice Bidaury é o head of school do novo campus Villa-Lobos. Formado em Letras pelas universidades de Pau (França) e Sheffield (Inglaterra), possui longa experiência internacional, com passagens pelo Lycée Louis de Foix (França), Collège Montesquieu (França) e nos últimos anos pelo St. Francis College (Brasil). Nesta entrevista, ele compartilha o seu entusiasmo pelo novo desafio.

Fabrice Bidaury, head of school do novo campus Villa-Lobos — Foto: Divulgação
Fabrice Bidaury, head of school do novo campus Villa-Lobos — Foto: Divulgação

Como foi a aproximação com a RED HOUSE? O que foi decisivo para o início da parceria?
Desde o momento em que nos conhecemos, vimos que compartilhamos os mesmos valores na educação e o desejo de construirmos juntos algo excepcional.

A nova escola de Villa-Lobos terá a certificação International Baccalaureate (IB)?
Sim. Assim como as unidades do Pacaembu e de Higienópolis, o campus Villa-Lobos pretende ser uma IB World School. Trata-se de uma das mais exigentes e reconhecidas certificações internacionais, que abre portas para o ensino superior de primeira linha no Brasil e no exterior.

Qual é a sua vivência em educação e como ela deve ser complementada com a adesão ao modelo proposto?
Meus quase 15 anos de expertise como educador internacional em escolas IB me permitiram vivenciar variados modelos de educação. O desafio das escolas é sempre equipar os alunos com o melhor conjunto possível de conceitos, conhecimentos, habilidades e atitudes, de modo que cada um possa trilhar sua jornada num mundo com mudanças aceleradas. A RED HOUSE foi concebida para enfrentar o desafio e oferecer aos jovens brasileiros uma base sólida.

O que a RED HOUSE oferece de diferencial para alunos e pais?
O projeto educacional integra o digital e o social ao espaço físico, por meio de uma arquitetura exclusiva e com o objetivo de proporcionar a melhor experiência de aprendizado. E nesse sentido, além de oferecermos um currículo próprio baseado nas melhores práticas educacionais do mundo, o aluno conta com educadores especializados, uma estrutura escolar inigualável, suportada por tecnologias educacionais de ponta, em um ambiente acolhedor.

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