21/07/2017 09h05 - Atualizado em 22/07/2017 15h36

Educação é o tema da nova série do JH; envie seu vídeo e participe

O tema da nova série do Jornal Hoje é educação. Depois das recentes discussões da reforma apresentada pelo MEC, o movimento Todos Pela Educação ouviu estudantes de 15 a 19 anos para saber o que eles mais gostam e o que não curtem tanto nos colégios de todo o Brasil.

As reportagens especiais vão mostrar os dados desta pesquisa e vão além para mostrar o que motiva os alunos do Ensino Médio e quais as principais dificuldades que eles enfrentam para seguir os estudos.

A série também ressalta o papel fundamental do professor, que além de ensinar, influencia ao longo do caminho dos jovens até a universidade.

Você também acredita na educação? Então participe! O Jornal Hoje quer mostrar histórias inspiradoras de professores. Algum profissional marcou a sua educação, fez a diferença em sala de aula e na sua vida? Grave um vídeo e conte pra gente.

CLIQUE AQUI para ver as orientações e para participar!

ENTENDA AS MUDANÇAS

A reforma, apresentada pelo MEC em setembro do ano passado por meio de uma medida provisória e transformada em lei em fevereiro deste ano, prevê o aumento da carga horária do Ensino Médio e a mudança da grade curricular, com a instituição de um mínimo de currículo obrigatório a todos os estudantes, além dos chamados "itinerários formativos", onde as escolas poderão oferecer currículos específicos de cinco áreas diferentes:

1. Linguagens e suas tecnologias
2. Matemática e suas tecnologias
3. Ciências da natureza e suas tecnologias
4. Ciências humanas e sociais aplicadas
5. Formação técnica e profissional