Por Danielle Fonseca, TV Globo


Ex-prefeito de Medelín, na Colômbia, Alon fala sobre combate à violência em Pernambuco

Ex-prefeito de Medelín, na Colômbia, Alon fala sobre combate à violência em Pernambuco

Ex-prefeito de Medellín, na Colômbia, o escritor e jornalista Alonso Salazar veio a Pernambuco para falar sobre o combate à violência nas cidades, durante um evento em Olinda. Em entrevista à TV Globo, ele disse, nesta segunda (8), que é preciso desenvolver projetos que valorizam a educação desde a infância. "A educação é o elo fundamental da transformação de toda a sociedade", declarou.

Durante a gestão de Salazar, entre 2008 e 2011, foi consolidado o que ficou conhecido como Modelo Medellín. Com ele, a cidade deixou de ser uma das mais violentas do mundo e virou referência de planejamento social, educação e cultura cívica.

Na terça-feira (9), Alonso participa do Seminário Estadual de Municípios, no Centro de Convenções. Prefeitos de diversas cidades pernambucanas foram convidados para o evento.

Durante a entrevista, Salazar falou sobre como as políticas públicas podem minimizar crises e salvar vidas nas cidades. Segundo ele, a educação é uma forma de provocar mudanças na sociedade, "A educação é a maneira como as sociedades podem se tornar muito mais competitivas, se educarem verdadeiramente o seu povo", explicou.

Para Alonso Salazar, o principal desafio a ser enfrentado pelas cidades é o da integração social. "Todas as nossas cidades, ao longo do continente, vão gerando segmentação, segregação. Muitas crianças e jovens crescem à margem da sociedade e, por causa de um erro social, acabam sendo estigmatizados por causa da delinquência e da criminalidade. A sociedade precisa atraí-los e integrá-los, sobretudo, com mecanismos de educação e de cultura", disse.

Sobre o combate à violência nas cidades pernambucanas, Alonso afirmou que existe um princípio universal a ser seguido: o de satisfazer as necessidades dos mais marginalizados. Para isso, segundo ele, os governos precisam trabalhar muito.

"Temos gente vivendo em condições precárias ao lado de cidades muito prósperas. Talvez, o instrumento mais importante para alcançar igualdade é remediar isso com educação e um pano de fundo de cultura. Se dermos a melhor educação a nossas crianças a nossos jovens, vamos reintegrá-los à sociedade e conseguir que eles sejam produtivos", afirmou.

"Se temos, desde a infância, meninos e meninas envolvidos no processo de ensino e eles chegam até o ensino superior, as cidades, com certeza, terão uma mudança grande. Mas também podem dar um passo médio, à medida que a educação está integrada a um conjunto de serviços que podem estar no projeto", explicou.

Perguntado sobre a possibilidade de aplicar o modelo educacional de transformação da sociedade no Recife, Alonso afirmou que os Centros Comunitários da Paz (Compaz) são exemplos.

"O que vejo é que o Recife, com um projeto tão belo como o Compaz, pensou nessa experiência. Isso não é exclusivo de Medellín nem é uma fórmula secreta ou especial. É, sobretudo, uma sensibilidade, que nos faz olhar mais para os lugares que estão à margem do social e que precisam ser atendidas com apreço, com o coração, e se envolvam no sentido de integração e desenvolvimento", declarou.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1