Por Jéssica Alves, G1 AP — Macapá


Profissionais da educação e comunidade participaram de audiência pública — Foto: Jéssica Alves/G1

Foi realizada nesta segunda-feira (19) na Câmara Municipal de Macapá uma audiência pública que discutiu as prioridades de execução após aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018, que dispõe sobre as metas da administração. A educação foi um dos destaques apontados pelos participantes, que incluiu profissionais e comunidade.

A lei inclui as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente. Na audiência, alguns profissionais da educação reclamaram ao afirmar que o Município não teria priorizado políticas públicas para o setor na LDO anterior.

O presidente da executiva municipal do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação (Sinsepeap), Ailton Costa, informou que a categoria reivindicou na audiência que o orçamento municipal para 2018 inclua o piso salarial dos professores, construções de escolas, concurso público para a educação, entre outras ações.

“O Sinsepeap sempre participa de audiências em relação à LDO, para reivindicar que políticas para a educação sejam cumpridas. Caso não sejam contempladas na lei, não entram no orçamento municipal e, com isso, será mais um ano de atraso para a educação em Macapá”, disse Costa.

Segundo a Câmara, a audiência serviu para avaliar, discutir e aprovar as prioridades a serem executadas com a aprovação do orçamento e para que os participantes pudessem compreender melhor como funciona o mecanismo de receita e despesa do município.

“Cobrei que a LDO tenha a educação como prioridade, pois é um setor de grande demanda no município. Entretanto, o prazo para que a lei seja apresentada na Câmara antes de ser votada vai até setembro, então ainda está em tempo de ser inclusa, juntamente com a saúde, que já consta na LDO apresentada nesta audiência” disse a vereadora Patriciana Guimarães (PRB), presidente da Comissão Tributária, Financeira e Orçamentária (CTFO).

Segundo ela, o orçamento municipal é proposto com base no Plano Plurianual Participativo (PPA) realizado neste ano, contemplando com prioridade as áreas de educação, saúde e assistência social.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1