Por Quésia Melo, G1 AC — Rio Branco


SEE-AC divulgou metas para melhorar o desempenho escolar até o termino do ano letivo de 2017 — Foto: Reprodução/Google Street View

A Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE-AC) divulgou, nesta segunda-feira (11), as metas para a melhoria de aprendizagem, fluxo escolar e os índices de desenvolvimento educacional que devem ser atingidos pelos alunos da rede pública de ensino até o término do ano letivo de 2017. O documento com as metas foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) a partir da página 9.

Foi levada em consideração a necessidade de melhoria no desempenho acadêmico dos alunos conforme os resultados das avaliações externas do Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Seape) e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2016.

As metas, segundo a publicação, devem ser atingidas percentualmente pelo conjunto das escolas sendo considerados os resultados e indicadores relativos a 2017. Cada escola deve cumprir, de forma individual, os percentuais estabelecidos nas metas para o ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Língua Portuguesa

A publicação diz que as escolas devem reduzir o percentual de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental II com desempenho abaixo do básico de 10,3% para 8%. No padrão básico, esse número deve ser reduzido de 10,9% para 9,5%. Na avaliação do Seap, o percentual de alunos que cursam esse ano no padrão avançado em língua portuguesa deve ser elevado de 65,2% para 69,5%.

Já no caso dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, deve ser reduzido de 6,2% para 5,5% o percentual de alunos que estão no padrão de desempenho abaixo do básico também em língua portuguesa. O padrão básico deve ser reduzido de 24,5% para 21%. No entanto, o número de alunos que estão no padrão adequado deve ser elevado de 35,7% para 36,6%, assim como os que estão no padrão avançado que deve sair de 33,6% para 36,9%, segundo a publicação.

Ainda na disciplina de língua portuguesa, o desempenho dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II também deve ter alterações nos números para que as metas sejam atingidas. O número de alunos abaixo do padrão mínimo deve ser reduzido de 19% para 14%.

Outra redução, segundo o documento, deve ocorrer no número de estudantes do 9º ano com desempenho considerado básico de 32% para 27%. Já aqueles que têm padrão adequado devem sair do percentual de 34% para 39%. O número de alunos no padrão avançado deve ser elevado de 15% para 20%.

Também devem ocorrer mudanças no número de alunos que cursam o 3º ano do ensino médio. A média de alunos abaixo do desempenho básico é de 27% e deve ser reduzida para 23%.

Aqueles que cursam o ensino médio e estão no padrão básico somam 36% e devem ser reduzidos para 32%. Os alunos que apresentam médias adequadas somam 29% e devem passar a contabilizar 35%. Somente 8% dos alunos da rede pública no 3° estão no estado avançado da disciplina de língua portuguesa. Para atingir a meta definida pela SEE-AC, esse número precisa passar para 10%.

Matemática

O mesmo ocorre com a disciplina de matemática que deve ter os percentuais elevados no Seape. Entre os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental 18,6% apresentam percentuais de desempenho abaixo do básico e esse número, segundo a meta estabelecida, deve passar para 16,3%. Aqueles que apresentam médias básicas são 51,5%, mas o número deve ser reduzido para 45%.

Estudantes do 3º ano do ensino fundamental que apresentam o desempenho considerado adequado somam 26,7%, mas esse percentual deve ser elevado até atingir 31,52%. Apenas 3,2% dos estudantes da rede pública que cursam este período mostraram um desempenho avançado em matemática. A meta, segundo o documento, é atingir 7,18%.

Ainda na mesma disciplina, dessa vez no 5º ano do Ensino Fundamental, a meta é reduzir de 7,7% para 6,4% o percentual de alunos com desempenho menor que o básico e também reduzir de 29,4% para 26,8% aqueles com padrão básico. As escolas devem elevar de 38,4% para 39,7% o número de alunos no padrão adequado e de 24,6% para 27% no padrão avançado em matemática.

O mesmo deve ser feito com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Aqueles que estão abaixo do básico devem sair de 28% para 24%. O número de alunos com desempenho padrão deve passar de 43% para 37%. No caso dos estudantes dentro do padrão adequado, que é de 25%, para atingir a meta esse número deve chegar a 30%. Dos alunos do 9º ano somente 4% estão no padrão avançado e devem subir para 7% no Seape.

No caso do 3º ano do ensino médio, 47% dos jovens estão com desempenho abaixo do básico e isso deve ser reduzido para 37%, segundo a meta estabelecida pela SEE-AC. Aqueles que demonstraram um percentual considerado padrão somam 38% e devem passar a somar 34% até o fim do ano letivo de 2017. Apenas 3% dos alunos que cursam o último ano do ensino médio estão dentro do padrão avançado. O objetivo é atingir, ainda este ano, 7% dos estudantes.

Índices de fluxo escolar

Outro objetivo da SEE-AC é melhorar os índices de fluxo escolar e garantir que os alunos tenham acesso, permanência e sucesso na escola. Os índices gerais de aprovação nas escolas urbanas deve ser elevado de 86,4% para 95,5% no Ensino Fundalmental I, de 92,4% para 93,7% no Ensino Fundamental II e de 79% para 84,9% no Ensino Médio.

Nas escolas da zona rural os índices de aprovação devem passar de 94,9% para 95,5% no fundamental I, de 87,5% para 88,6% no fundamental II e de 88,7% para 90% no ensino médio.

Já os índices de reprovação das escolas urbanas deve ser reduzido de 4,7% para 4,2% no fundamental I, de 5,6% para 5% no fundamental II e de 11,2% para 7,5% no ensino médio. O mesmo deve ser feito nas escolas rurais, com reduções de 10,4% para 9,2% nos índices de alunos reprovados no fundamental I, em 5,5% para 5% no fundamental II e de 3,4% para 2,9% no ensino médio.

Há ainda a meta para reduzir os índices de abandono no 9º ano do ensino fundamental I nas escolas urbanas que deve passar de 0,4% para 0,2%. Outro objetivo até o fim do calendário 2017 é diminuir o abandono escolar de 2% para 1,7% no 9º ano do fundamental II e de 9,8% para 8,6% no ensino médio.

Na zona rural, as escolas devem reduzir os índices de abandono escolar de 3,2% para 2,8% no ensino fundamental I, de 7% par 6,1% no fundamental II e de 7,9% para 6,8% no ensino médio.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?