Por Prefeitura de São Carlos


— Foto: Crédito: Freepik

Existem diversas razões que levam uma pessoa à interrupção dos estudos, de forma que o analfabetismo entre jovens e adultos no Brasil não têm uma origem única; ele é um sintoma diretamente relacionado à desigualdade social, de raça e de gênero, podendo também estar vinculado a dificuldades de inclusão no sistema educacional.

A seriedade da situação consiste no fato de se tratar de um problema estruturante, que promove a manutenção da desigualdade social, na medida em que impede o acesso a oportunidades de trabalho digno e melhores condições de vida. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2019, a taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais é estimada em 6,6% da população – o equivalente a 11 milhões de pessoas –, mesmo a alfabetização sendo um direito básico universal.

Desde a Constituição Federal de 1988, a legislação prevê o direito à educação a toda a população, inclusive às pessoas que não tiveram acesso à escola básica nas idades apropriadas, isto é, na infância e na adolescência. Foi no contexto da Constituição Cidadã que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) substituiu o modelo anterior, conhecido como supletivo. A EJA procura contemplar uma formação mais ampla e inclusiva no Fundamental I e II (1º ao 5º ano, e 6º ao 9º ano, respectivamente) e também no Ensino Médio.

— Foto: Crédito: Freepik

Educação para todos em São Carlos

A EJA apresenta especificidades, problemáticas e metodologias próprias ao adaptar o conteúdo aprendido no período da infância para a realidade de jovens e adultos, que, uma vez excluídos do processo de ensino, procuram à escola com o objetivo de iniciar a escolarização ou retomar os estudos de onde pararam. Assim, valoriza-se os conhecimentos prévios que os estudantes carregam consigo, fazendo deles o ponto de partida para a construção do conhecimento.

Em São Carlos, a rede municipal de ensino possui vários polos da EJA, entre os quais alguns oferecem o processo inicial de alfabetização, enquanto outros permitem ao estudante avançar para a conclusão do Ensino Fundamental.

A Escola Municipal de Educação de Jovens e ADULTOS (EMEJA) “Austero Mangerona” atua como A sede administrativa e pedagógica do Fundamental I. Mas existem outras unidades espalhadas pela cidade, como dentro de Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs) e até em igrejas, de forma a facilitar o acesso a indivíduos de diferentes regiões.

“Os perfis dos alunos que frequentam a EJA são muito variados. Há polos que concentram pessoas mais jovens, outros com mais adultos e idosos. Mas há algo em comum entre todos: a chance de estudar é vista como uma libertação, sinônimo de autonomia e, por isso, é também prazeroso”, destaca o diretor da EMEJA, Eder Zuccolotto.

Ele explica que, atualmente, os polos atendem cerca de 200 pessoas no Ensino Fundamental I (1º, 2º e 3º ano), mas a estimativa é que existam cerca de 23 mil pessoas analfabetas em São Carlos.

“Imagine, por exemplo, uma idosa que não pôde ser alfabetizada porque o companheiro ou os pais não a permitiram. Ou mesmo um trabalhador que tem seu emprego, família, só lhe falta um documento: o diploma. Então, ao retornar aos estudos ele se torna aluno e professor. Todos aprendem, todos crescem”, avalia o diretor.

Onde encontrar

As unidades escolares que atendem à EJA são:

  • EMEB “Carmine Botta” (Ensino Fundamental do 1º ao 9º Ano no período noturno) para a região da Vila Prado;
  • EMEB “Professora Dalila Galli” (Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano no período noturno) para a região do Jardim Jockey Clube;
  • EMEB “Arthur Natalino Deriggi” (Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano no período noturno) para a região do bairro Antenor Garcia;
  • EMEB “Affonso Fioca Vitali” (Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano no período noturno) para a região da Cidade Aracy;
  • EMEJA “Austero Mangerona” (Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano nos períodos diurno e noturno) para os interessados em estudar no Centro da cidade.

A EMEJA “Austero Mangerona” ainda oferece três polos para o Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano:

  • EMEB “Ulysses Ferreira Picolo”;
  • CEMEI “Professor Vicente de Paulo Rocha Keppe” (Loteamento Habitacional São Carlos);
  • Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Vila Boa Vista).

Educação de jovens e adultos resulta em mais liberdade e autonomia

Educação de jovens e adultos resulta em mais liberdade e autonomia

Prefeitura de São Carlos

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!