Educação como base para cidades inteligentes

Buscando sugestões para:


Educação como base para cidades inteligentes

Por: Daniela Saragiotto . 15/08/2022

Publicidade

Conteúdo patrocinado por
Inovação

Educação como base para cidades inteligentes

Avanços tecnológicos implementados nos municípios, impulsionados pela pandemia, são exemplos de indicadores do eixo

3 minutos, 42 segundos de leitura

15/08/2022

Por: Daniela Saragiotto

Educação como base para cidades inteligentes
Aulas online colocaram à prova capacidade de adaptação de professores, alunos e das escolas. Foto: Getty Images

O Ranking Connected Smart Cities, um estudo anual cujo evento de apresentação dos vencedores deste ano está marcado para o mês de outubro, conta com 11 eixos temáticos, que, juntos, formam um grande painel dos elementos que identificam as cidades inteligentes. Educação, como uma disciplina transversal, tem conexão com diversos outros eixos.

“O tema, bem como sua normalização internacional, permeia aspectos como recreação, esportes, cultura, lazer, entre muitos outros”, diz Iara Negreiros, consultora associada da Spin e participante da Comissão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)/CEE 268, comissão internacional de estudos que aperfeiçoa indicadores de cidades inteligentes.

Leia também: O desafio das cidades inteligentes e conectadas

Juliana Rohsner, secretária de Educação de Vitória (ES), cidade que ficou em primeiro lugar em Educação, no ranking de 2021, conta que o município possui 412 escolas, da educação infantil até a educação de jovens e adultos, totalizando 43.287 estudantes. “Hoje, atendemos a 98% da nossa demanda manifesta a partir dos 6 meses, ou seja, as famílias que nos procuram e desejam que os filhos estejam no ensino infantil”, diz.

Segundo ela, a escolaridade dos profissionais é um diferencial do município. “Temos 100% dos nossos profissionais formados, a maior parte possui pós-graduação, 5% têm mestrado e doutorado e possuímos, inclusive, pós-doutorandos. Tudo isso é resultado de uma construção de longo prazo, do Plano Nacional de Educação e de outras políticas públicas”, diz.

Inovações e pandemia

Centros de Cultura, de Ciências e de Línguas e a Escola de Inovação são algumas das novidades de Vitória. “Outras mudanças que têm trazido bons resultados é a ampliação da carga horária em 30 minutos, neste momento em que é necessário o reforço após a fase mais crítica da pandemia, que equivale a quase um mês a mais de aulas por ano, além de um programa de fortalecimento da aprendizagem no contraturno, com foco em português e matemática”, explica Juliana.

Medidas parecidas também foram tomadas em Mineiros, município do Estado de Goiás, que ficou em terceiro lugar, no ranking do ano passado. “Atuamos com uma base curricular forte e apoiados pela tecnologia. Uma novidade que adotamos são o que chamamos de contra-turnos dentro dos próprios turnos, ou seja, são professores extras, que tratam, individualmente, com os alunos que mais necessitam de orientação”, diz Carlos Roberto de Oliveira Amorim, secretário de Educação da prefeitura de Mineiros (GO).

Construção de longo prazo

No ano passado, São Caetano do Sul (SP) ficou com a segunda posição, nesse eixo, apresentando boas práticas que podem ser compartilhadas com as demais cidades. Com 20 mil alunos na rede municipal de educação, 100% das escolas possuem Wi-Fi. “A matrícula online já acontece na nossa rede, por um sistema totalmente digitalizado. Essa plataforma traz dados como documentos, cruza o CEP, entre outros. Além disso, também estamos digitalizando os livros didáticos”, diz Fabio Toro, representante da Secretaria Municipal da Educação de São Caetano do Sul (SP).

Para Toro, a tecnologia na educação não é representada apenas por equipamentos como tablets, lousas digitais, entre outros. “Entendemos esse processo de maneira mais ampla, como conectividade às atividades escolares, às práticas e aos processos pedagógicos, ou seja, toda situação em que os recursos tecnológicos mediam a prática da educação. E enxergamos essa como uma grande oportunidade em nosso município”, afirma.

Saiba mais sobre o eixo Saúde do ranking deste ano: Cidades inteligentes em constante evolução

A premiação deste ano do Ranking Connected Smart Cities, parceria da Necta com o Mobilidade Estadão, será realizada em outubro. Nos dias 4 e 5, de forma presencial. No dia 6, digital.

         Para saber mais, acesse a página oficial do ranking

Indicadores do eixo Educação

Média do Enem nas escolas públicas
Ideb das escolas públicas
Média de alunos por turma
Média de horas/aula
Número de empregos em educação e em pesquisa & desenvolvimento
Número de empregos no ensino superior
Matrícula escolar na rede pública online
Vagas em universidades públicas
Docentes com ensino superior
Taxa de abandono
Despesas em educação por habitante
Dispositivos digitais por aluno
Se couber repetir o boxe da semana passada
Conheça os 11 eixos temáticos do ranking

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login