01/09/2018

Educação com qualidade: possibilidades em uma discussão política

Por Ivan Carlos Zampin – Professor Doutor, Docente no Ensino Superior, Ensino Fundamental, Médio e Gestor Escolar.

 

O principal desafio, hoje, no âmbito da Educação é garantir uma escola que ofereça um ensino de qualidade, com riqueza e diversidade de propostas pedagógicas e se organize ao redor de pontos básicos que combatam o fracasso escolar. Além do atendimento pedagógico, a escola tem responsabilidades sociais que extrapolam o simples ensinar, especialmente para crianças de camadas menos favorecidas. Para garantir um melhor desempenho dos seus alunos, se torna necessário ampliar o atendimento social com procedimentos como: renda mínima associada à educação, alimentação escolar, material pedagógico e transporte escolar. Programas de Enriquecimento Curricular.

Portanto, a concepção abrangente de educação explicitada nos Artigos 205 e 206 da Constituição Federal enfatizam, enquanto norte do processo educacional, o desenvolvimento pessoal como cidadão, reconhecendo o valor da experiência extra–escolar e da articulação da educação escolar com o trabalho e as práticas sociais. Com base nessa questão a escola deve abranger:

I- O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II- Em estudos realizados pela UNESCO, através da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI, concluídos em setembro de 1996, com a recomendação de que a educação ao longo da vida deve basear-se em quatros pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser;

III- A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores que fundamentam a sociedade;

IV- O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

V- O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca;

VI- O ensino fundamental deverá atingir a sua universalização, sob a responsabilidade do poder público, considerando a indissociabilidade entre acesso, permanência e qualidade de educação escolar. A matrícula no Ensino Fundamental é direito de todos (Art.208 da Constituição Federal/88)

Dessa forma faz-se necessário uma política pedagógica direcionada a esses alunos, porque desenvolver nos jovens a esperança que essa nova escola tão sonhada e necessária aos dias atuais não é utopia e sim um trabalho participativo de docentes, discentes e poder público, pois a cidadania se conquista com o saber, e a cultura é o nosso bem mais precioso e inviolável. É garantir a formação do jovem em todo seu potencial e torná-lo um ser humano completo e compreender que a aquisição de competências e habilidades é que devem ser acompanhadas pela educação do caráter e as responsabilidades sociais. Portanto é preciso alcançar uma política pública consistente para proporcionar a valorização do professor, sua formação inicial e capacitação permanente. Professores bem preparados tecnologicamente, intelectualmente, eticamente e principalmente motivados e com boas condições profissionais que favoreça uma relação afetiva com os alunos, que facilite conhecê-los e orientá-los.

Precisamos adequar a escola a esses novos jovens, com projetos pedagógicos coerentes, participativos e humanos, com infra-estrutura planejada atualizada, também com o uso de  tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas e principalmente adotar sistemas avaliativos que sejam adequados às diferenças no decorrer do aprendizado.

Preparar os alunos para o exercício de sua cidadania plena e com isso ele possa concorrer com igualdade em sua carreira profissional futura. Fazer com que os alunos atinjam um grau maduro de leitura e interpretação a todos os tipos de informações que esse mundo tecnológico e globalizado necessita, são os resultados mais agradáveis depois de um longo caminho percorrido.

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