Brasil Educação Educação 360

Educação 360 teve debates sobre racismo e impactos da pandemia; assista ao vídeo do segundo dia

Encontro contou com a participação de nomes como Jeferson Tenório, Richard Weissbourd e Maria Helena Guimarães de Castro
O colunista Antônio Gois conversa com o escritor Jeferson Tenório, na palestra "O avesso da pele" Foto: Reprodução
O colunista Antônio Gois conversa com o escritor Jeferson Tenório, na palestra "O avesso da pele" Foto: Reprodução

A palestra “O avesso da pele”, com o professor e escritor Jeferson Tenório, abriu o segundo dia do Educação 360 Internacional, que acontece hoje. Até as 18h, especialistas participam de debates sobre temas urgentes do campo educacional. No site oficial educacao360.com , há informações sobre a programação e os convidados.

Assista ao Educação 360 ao vivo no vídeo abaixo:

O evento é uma realização dos jornais O GLOBO, Extra e Valor Econômico, com patrocínio do Grupo SEB, apoio do Itaú Social e apoio institucional de Unicef, Unesco, Futura e Fundação Roberto Marinho.

CLIQUE PARA ASSISTIR AO VÍDEO DO PRIMEIRO DIA DE EVENTO

Programação de 15 de setembro

10h - "O avesso da pele" , com Jeferson Tenório (professor e escritor)

11h - Debate "A escola tem cor? Racismo sistêmico na educação" , com Julio Tavares (professor de Antropologia da UFF e pesquisador do Laboratório de Estudos Negros PACC/UFRJ); Samuel Emílio (ativista pela Educação e consultor em diversidade e inclusão); Vanderléia Reis (professora e pesquisadora das relações étnico-raciais e de gênero); Kelly Quirino (professora da UnB, pesquisadora e consultora de gênero e raça)

14h - "Uma questão de justiça: criar e educar crianças e jovens que se preocupam com os outros e com o bem comum" , com Richard Weissbourd (professor sênior da Escola de Educação de Harvard; diretor do projeto Making Caring Common - EUA)

15h - "Juventude confinada: Os impactos socioemocionais" , com Guilherme V. Polanczyk (psiquiatra de crianças e adolescentes e professor da Faculdade de Medicina da USP); Jairo Bouer (médico psiquiatra e comunicador); Marcus Barão (presidente do Conselho Nacional da Juventude e coordenador do Atlas das Juventudes); Laís Duanne de Farias Melo (jovem pesquisadora da Rede de Conhecimento Social e Mobilizadora no Movimento Educação Livre - SESI/UNESCO)

16h - "De volta: Reflexões para a retomada escolar" , com Maria Helena Guimarães de Castro (presidente do Conselho Nacional de Educação)

16h30m - "Compartilhando lições: o que sabemos sobre o impacto da pandemia na educação" , com Olavo Nogueira Filho (diretor executivo do Todos Pela Educação) e Patricia Mota Guedes (gerente de pesquisa & desenvolvimento do Itaú Social)

17h30m - "A educação do amanhã" , com Andreas Schleicher (diretor de educação da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico)

Leia também: 'Devemos deixar para trás o ensino que é igual para todo mundo', diz educador finlandês

Racismo sistêmico

Logo depois da palestra de Tenório, foi a vez da mesa “A escola tem cor? Racismo sistêmico na educação”, com convidados como Vanderléia Reis, pesquisadora contemplada pelo edital Equidade Racial na Educação Básica do Itaú Social, e Samuel Emílio, ativista pela educação e consultor em diversidade e inclusão.

— O nosso sistema educacional foi desenhado a partir de um modelo colonialista e estruturalmente racista. Isso faz com que as escolas sejam uma ferramenta para perpetuar as nossas desigualdades e, em alguns casos, até mesmo aumentar o impacto do racismo — analisou Samuel Emílio.

Os participantes da mesa "A escola tem cor?" com o mediador Antônio Gois Foto: Reprodução
Os participantes da mesa "A escola tem cor?" com o mediador Antônio Gois Foto: Reprodução

Segundo ele, as instituições de ensino deveriam passar por um processo de autocrítica, fazendo uma revisão de suas políticas internas, fortalecendo a identidade de seus alunos negros e priorizando seu processo de aprendizagem.

Empatia e impactos socioemocionais

Na parte da tarde, Richard Weissbourd, professor de Harvard e diretor do projeto “Making Caring Common”, fez a palestra “Uma questão de justiça: criar e educar crianças e jovens que se preocupam com os outros e com o bem comum”.

Richard Weissbourd, professor de Harvard, falou sobre empatia em sala de aula Foto: Reprodução
Richard Weissbourd, professor de Harvard, falou sobre empatia em sala de aula Foto: Reprodução

Já a mesa “Juventude confinada: Os impactos socioemocionais” tratou das dificuldades impostas aos jovens pela crise sanitária, como a falta de convívio social, o aumento do estresse e a falta de trabalho.

Os convidados da mesa sobre os impactos socioemocionais do confinamento sobre os jovens Foto: Reprodução
Os convidados da mesa sobre os impactos socioemocionais do confinamento sobre os jovens Foto: Reprodução

Retomada escolar

O Educação 360 ainda contou com a palestra “De volta: Reflexões para a retomada escolar", com Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação, e com o debate “Compartilhando lições: o que sabemos sobre o impacto da pandemia na educação”.

A presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, em sua palestra sobre a retomada escolar Foto: Reprodução
A presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, em sua palestra sobre a retomada escolar Foto: Reprodução

— Por meio de pesquisas, identificamos os desafios de famílias, estudantes, docentes e redes no ensino remoto. Seus achados são fundamentais para a elaboração de estratégias e políticas públicas — explicou Patricia Mota Guedes, gerente de pesquisa e desenvolvimento do Itaú Social, que estará na mesa.

Fechando o evento, o diretor de educação da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Andreas Schleicher, proferiu a palestra “A educação do amanhã”.