Brasil Educação Educação 360

Educação 360 terá oficinas e, pela primeira vez, uma feira de startups

Evento contará com lançamentos de aplicativos e plataformas

Encontro internacional na Escola Sesc de Ensino Médio discute o dia a dia das salas de aula
Foto: Gustavo Azeredo / Agência O Globo
Encontro internacional na Escola Sesc de Ensino Médio discute o dia a dia das salas de aula Foto: Gustavo Azeredo / Agência O Globo

RIO - Debates e palestras magnas, sobre temas como a Base Nacional Comum Curricular, escolas democráticas, violência e ensino de ética, são alguns dos destaques da quarta edição do Educação 360 . O evento, que reúne pessoas que pensam a educação sob novos pontos de vista, acontecerá nos próximos dias 21 e 22 de setembro, na Escola Sesc de Ensino Médio (veja mais abaixo).

Além dos grandes encontros, os participantes do evento também encontrarão estudos de caso, oficinas, sessões do filme “Nunca me sonharam”, painéis com participação de jovens e, pela primeira vez, uma feira de startups, com lançamentos de empresas que têm como foco a educação.

— A feira de startups vai ser um espaço que combinará educação e tecnologia e é ali que as pessoas poderão experimentar os lançamentos da área — explica Roberta Ferraz, coordenadora do evento. — Os participantes poderão brincar com as criações, pois um de nossos objetivos é mostrar que a educação sempre tem um lado divertido.

Entre as startups que participarão estão a FazGame, uma plataforma para alunos e professores publicarem jogos educativos de narração de histórias; a Happy Code, uma escola que oferece aulas de robótica, programação e construção de drones para crianças e adolescentes; a VRMonkey, que trabalha com realidade virtual e atua em diferentes áreas, como arquitetura, educação, produção de jogos e simuladores; e o AppProva, um aplicativo para estimular o engajamento dos alunos que vão participar do Enem por meio de questões, desafios e simulados.

Como a procura foi muito grande no último ano, esta edição do Educação 360 terá o dobro do número de oficinas. Robótica, computação, games e atividades que ajudam a colocar ideias em prática fazem parte dessa programação.

O Educação 360 é uma realização dos jornais O GLOBO e “Extra”, com parceria do Sesc, patrocínio da Fundação Telefônica, do colégio pH e Fundação Itaú Social, apoio da Unesco, Unicef e Governo do Estado do Ceará, e parceria de mídia da TV Globo, Canal Futura, revista Crescer, revista Galileu e TechTudo.

Quando e onde: Dias 21 e 22 de setembro, na Escola Sesc de Ensino Médio: Avenida Ayrton Senna 5.677, Jacarepaguá.

Inscrições: Para conferir a programação completa e participar, acesse o site <www.educacao360.com>. As inscrições são gratuitas.

Palestras:

Dia 21:

9h30m - “A Implementação da Base Nacional Comum Curricular”

11h20m - Palestra com Francesc Pedró (Unesco)

12h - Palestra com Vicky Colbert (Fundação Escuela Nueva)

17h - “Por uma educação global”, com o filósofo Gilles Lipovetsky

Dia 22:

9h30m - “Educação 2.0”, com o educador Yaacov Hecht

17h - Palestra com Kiran Sethi (Riverside School).

Debates:

Dia 22:

11h20m -“Ética, ensina-se na escola?”, com Lia Diskin e Viviane Mosé

15h -“O impacto da violência na educação”, com Óscar Sánchez Jaramillo e Sandra Jovchelovitch