Brasil Educação Educação 360

Educação 360 começa nesta quinta e discute desafios na área

Evento internacional promove palestras, debates e estudos de caso sobre futuro nas salas de aula
Educação 360 acontece na Escola Sesc de Ensino Médio, na Zona Oeste do Rio Foto: Gustavo Azeredo / Agência O Globo
Educação 360 acontece na Escola Sesc de Ensino Médio, na Zona Oeste do Rio Foto: Gustavo Azeredo / Agência O Globo

RIO- Os caminhos da educação discutidos por quem vive e pensa o ensino no Brasil e no mundo. A quarta edição do “Educação 360”começa nesta quinta, reunindo pensadores e profissionais da área em palestras e debates na Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá. O evento é uma realização de O Globo e Extra, com parceria do Sesc, patrocínio da Fundação Telefônica, do colégio pH e Fundação Itaú Social, apoio da Unesco e Unicef e parceria de mídia da TV Globo, Canal Futura, revista Crescer, revista Galileu e TechTudo. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas pelo site <www.educacao360.com>.

Entre as estrelas do encontro, estão o filósofo francês Gilles Lipovetsky, que fará palestra hoje, às 17h; o israelense Yaacov Hecht, fundador do Instituto para a Educação Democrática, e a designer indiana Kiran Sethi, criadora da inovadora Riverside School, que falam amanhã, às 9h30 e às 17h, respectivamente. Reformas pedagógicas, novas metodologias de ensino e o uso da tecnologia na educação estão entre os temas abordados pelos convidados este ano. O evento será transmitido ao vivo pelo site do GLOBO e pelas redes sociais do jornal.

TECNOLOGIA NAS ESCOLAS

O evento terá início às 9h30m de hoje, com a mesa magna “A Implementação da Base Nacional Comum Curricular”. Especialistas, representantes do governo e de instituições ligadas à educação debatem o desafio da implementação do documento que será referência para currículos escolares, sob mediação de Monica Dias Pinto.

Já o chefe da Seção de Políticas Educacionais da Unesco, o espanhol Francesc Pedró, abordará em sua palestra, às 11h20m, as tendências internacionais de inovação educativa, oferecendo uma visão global sobre benefícios e desvantagens do uso de tecnologia nas escolas. Para ele, a nova economia exige mais foco no desenvolvimento de habilidades e competências do que na simples transmissão de conteúdo:

— Não se pode continuar ensinando o mesmo que há 20 anos. Quando se altera o currículo, a segunda tendência que emerge imediatamente é a necessidade de olhar para novas formas de ensinar e aprender, para que possam, de fato, desenvolver habilidades. A tecnologia é uma janela de oportunidades para essa mudança, mas ainda não vimos nenhum sistema educativo que tenha sido capaz de se transformar totalmente graças ao uso de ferramentas tecnológicas.

Amanhã acontecem os dois grandes debates da programação, mediados pelo diretor de redação do “Extra”, Octavio Guedes. Pela manhã, às 11h20m, o tema é “Ética, ensina-se na escola?”, enquanto às 15h a discussão será “O impacto da violência na educação”.

Ao longo dos dois dias, iniciativas pedagógicas inovadoras e práticas de sucesso serão apresentadas nas mesas de estudos de caso. O evento oferece ainda oficinas, feira de startups e sessões do documentário “Nunca me sonharam”, de Cacau Rhoden, sobre a realidade do ensino médio nas escolas públicas.