03/10/2017

Edição especial desta semana vai tirar dúvidas sobre dissertação

 Falta apenas um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 e os candidatos devem aproveitar o tempo para revisar os conteúdos. Como forma de auxiliar nos estudos, o programa Hora do Enem desta semana abordará temas como análise combinatória e gêneros textuais, além de ter uma edição especial na qual serão respondidas dúvidas dos espectadores sobre dissertação. O programa é exibido de segunda a sexta, às 7h, 13h e 18h na TV Escola. Os episódios também ficam disponíveis no canal da emissora no YouTube.

Para abrir a semana, os professores Vitor Israel e Sandro Davison revisam no programa desta segunda-feira, 2, uma questão do Enem 2016 sobre análise combinatória. Ainda no âmbito da matemática, a Trupe da Matemágica – grupo de alunas que viaja o mundo para divulgar a matemática com truques de magia – conta um pouco da relação delas com a disciplina.

Na terça, 3, o programa terá uma revisão de história. O episódio vai contextualizar as dinâmicas sociais da África durante a Segunda Guerra Mundial, bem como os impactos para o continente. Também haverá uma entrevista com o historiador e bibliotecário Sylvio Siffert, que vai contar como os livros podem ser uma rica fonte de descobertas.

A interpretação textual terá espaço na edição da quarta-feira, 4. O jornalista e escritor Marcelo Moutinho falará sobre o Pindorama Futebol Brasileiro e Literatura, uma seleção formada apenas por escritores. Durante a conversa, Moutinho abordará diferenças entre os textos literário e jornalístico. Para falar de gêneros textuais, os convidados serão os professores Rômulo Bolivar e Julia Lucca.

O episódio da quinta-feira, 5, será dedicado à filosofia da ciência. Nele, o professor Pablo Lorenzano, professor da Universidade de Quilmes, na Argentina, explicará como essas duas disciplinas têm se influenciado mutuamente ao longo da história, e falará sobre as principais discussões que hoje acontecem nesse campo.

O programa especial Dúvidas dos Internautas vai ao ar na sexta-feira, 6. Para participar, os espectadores devem enviar perguntas sobre produção de redação, temas e defesa de argumentos para o Hora do Enem, por meio do Twitter ou Facebook do programa. As respostas serão dadas pela professora Dayana Mendes.

Acesse o canal da TV Escola no YouTube.

Assessoria de Comunicação Social - MEC (02.10.2017)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×