Conteúdo de Marca

Brasil Educação Guia Enem

Formação deve ser voltada para o bem comum, diz Renato Janine Ribeiro

Universidade Veiga de Almeida recebe professor e ex-ministro da Educação para aula magna
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
O ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro durante aula magna no campus Tijuca da UVA Foto: Sylvia Freitas
O ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro durante aula magna no campus Tijuca da UVA Foto: Sylvia Freitas

Marcando o início do segundo semestre, a Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Tijuca, teve uma aula magna com o professor Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação. O também filosofo falou do conturbado momento político que o Brasil vive, apontando a necessidade de a população discutir saídas para o desânimo atual. Além disso, ele disse que a educação precisa se voltar ao bem comum.

Ao abrir a aula e dar boas-vindas a Renato Janine, o pró-reitor de Graduação da UVA, Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, ressaltou a dificuldade em entender os últimos acontecimentos políticos do país, que tanta descrença têm gerado na população.

Para o ex-ministro, vencedor do prêmio Jabuti de Literatura em 2001 com a obra ‘A Sociedade Contra o Social’, essa descrença está associada à ideia de que todo político é ladrão. Renato ressaltou que é necessário reverter essa percepção:

– Precisamos discutir maneiras de sair do desânimo, de voltar a pensar política e educação como espaço de emancipação. Quando focamos em discutir somente o desvirtuamento dos nossos políticos, o discurso fica empobrecido.

Professor de Ética e Filosofia Política da USP (Universidade de São Paulo), Renato Janine também falou no quanto a Educação tem sido negligenciada da discussão política.

– Nas campanhas políticas se fala pouco sobre educação, que passa por todos os setores, inclusive pela saúde. Se você educa o cidadão para que ele evite certas doenças, por exemplo, o custo final para o governo também diminui. E assim, no período eleitoral acabam falando mais de saúde, difundindo uma ideia errada de que a educação não dói, e de que a saúde, sim, é sintomática.

O público lotou o auditório da UVA para acompanhar a palesta de Renato Janine Foto: Sylvia Freitas
O público lotou o auditório da UVA para acompanhar a palesta de Renato Janine Foto: Sylvia Freitas

Neste sentido, ao se discutir a educação de maneira mais ampla e séria, Renato é da opinião que o ensino médio não deve servir unicamente para dar um diploma aos alunos, mas para formá-los como seres humanos.

– Precisamos resolver a educação básica antes de qualquer coisa, já que a desigualdade social começa desde lá. É preciso uma formação voltada para o bem comum e não temos isso – concluiu o educador.

Lotação esgotada

A aula magna do professor atraiu muitos interessados ao campus. Fernanda Paschoal, aluna de Letras da UVA, foi uma que conseguiu um bom lugar no auditório de 200 lugares:

Fernanda Paschoal, aluna de Letras da UVA Foto: Sylvia Freitas
Fernanda Paschoal, aluna de Letras da UVA Foto: Sylvia Freitas

– Acompanho o Renato Janine desde sempre. É um dos melhores nomes que a gente tem em Educação. Ele consegue trabalhar com questões importantes , fazer críticas com bastante embasamento e que fazem todo o sentido – comentou Fernanda Paschoal.

A jovem de 28 anos, que já havia cursado Jornalismo na mesma instituição e é professora da Educação Fundamental do município, diz que a forma de educar mudou.

– Hoje em dia, a Veiga tem tentado buscar uma vertente diferente. Os próprios trabalhos que os professores estão dando são diferenciados. E eu levo isso para os meus alunos – contou Fernanda.

Como a aula era aberta, pessoas de fora da universidade também apareceram para acompanhar o debate. Foi o caso de Taina Carreira da Rocha, professora de biologia paraense.

– Renato Janine é uma referência para mim. Estamos vivendo um momento de muita descrença. O brasileiro precisa dar uma virada nisso e transformar esse desânimo em participação. Precisamos mudar o rumo da nossa história. É urgente – opinou Taina.