Ingresso Universitário

Por Ilanna Serena* e Laura Moura, g1 PI


Estudante Jéssica Beatriz Loiola — Foto: Laura Moura/g1

A estudante Jéssica Beatriz Loiola precisou enfrentar os desafios de uma dupla jornada e aprender a conciliar emprego e estudos para realizar o sonho de se tornar médica.

Natural de Barão de Grajaú, no Maranhão, a jovem mudou-se para Teresina, a 188 km da cidade natal, em 2018, após concluir o ensino médio. Filha de um autônomo e uma costureira, Jéssica passou a morar sozinha na capital e iniciou a busca por uma vaga no mercado de trabalho, com o intuito de custear um cursinho pré-vestibular.

"Conheci um professor durante uma revisão para o Enem, em Floriano, cidade vizinha ao Maranhão. Pedi pra ele me dar oportunidade, pois na minha cidade não tinha um cursinho preparatório específico para a área da saúde, e ele falou que conseguiria para mim, se eu tivesse força de vontade e me dedicasse. Depois, ele veio e me ofereceu uma bolsa de cem por cento", relatou.

No primeiro ano do pré-vestibular, Jéssica conseguiu aumentar cerca de 200 pontos na média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a nota, em 2019, ela foi aprovada em Odontologia na Universidade Federal do Piauí, onde decidiu estudar até alcançar a sonhada aprovação para Medicina.

"Assim que fui aprovada, eu comecei a trabalhar como fiscal de turma, auxiliando professores nas salas, e ao mesmo tempo cursando Odontologia, estudando para passar em Medicina. Não ter o peso de não estar no curso superior me ajudou", contou.

LEIA TAMBÉM

Para conciliar as atividades de maneira eficaz, a estudante incorporou hábitos simples, como produzir resumos de assuntos recorrentes nas provas do Enem, para manter o foco e o rendimento.

"Os horários eram bastante quebrados, às vezes tinham aulas pela manhã, outros dias à tarde e alguns à noite. Eu trabalhava pela manhã, de 6h às 12h, e assistia às aulas do ensino médio enquanto auxiliava os professores, serviu como uma revisão dos assuntos", contou Jéssica.

Estudante Jéssica Beatriz Loiola — Foto: Laura Moura/g1

Segundo a jovem, ter um cronograma de tarefas foi fundamental para entender estudo e trabalho como tarefas complementares, a fim de otimizar o tempo.

"Nos intervalos entre as aulas de Odontologia, eu resolvia questões e simulados. E a noite fazia um resumo de todos os conteúdos que eu aprendi durante o dia", contou Jéssica.

No segundo semestre de 2020, Jéssica foi aprovada em Medicina, na Universidade Estadual do Piauí e, após atrasos no ano letivo, causados pela pandemia da Covid-19, deve inciar o curso em 2022.

"Minha dica é sempre ter os horários organizados a anotados em planilhas, fazer resumos, aproveitar os tempos livres, e manter a calma, a concentração", completou a estudante.

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!